Dicas para eliminar a acne que aparece no queixo

A acne é um problema estético que pode aparecer em qualquer idade, ainda que o mais habitual é que apareça durante a adolescência.

Contudo, a acne pode ser também um sintoma de algum problema de saúde que devemos descobrir, se queremos eliminá-la completamente e de maneira natural.

Neste artigo daremos a chave para eliminar a acne que aparece no queixo, que normalmente está relacionada com desequilíbrios e mudanças hormonais.

Esfoliar com suavidade ajuda a eliminar a acne do queixo

Para eliminar as impurezas que se acumulam na pele, essas que favorecem a aparição da acne, devemos melhorar a regeneração cutânea nos acostumando a esfoliar a pele com certa regularidade.

Para as peles com acne, é suficiente fazer isso uma vez por semana e sempre de forma suave, já que se não for feita assim pode irritar a pele e facilitar infecções.

Usaremos um pouco de bicarbonato misturado com aloe vera natural ou em gel. Com essa mistura teremos uma pomada granulada com a qual massagearemos a cútis com suavidade, em círculos, esfoliando um pouco mais as zonas com mais acne.

Em seguida, lavaremos com água morna e secaremos a pele com cuidado para que não fique mais vermelha. Sempre que fazemos uma esfoliação, temos que terminá-la hidratando bem a pele para que não resseque.

Hidratar sem engordurar

Todas as peles necessitam de uma boa hidratação, ainda que sejam peles oleosas.

O tipo de loção hidratante deve variar dependendo do tipo de pele que temos. O queijo faz parte da zona T, a qual geralmente tem um excesso de oleosidade, em especial se sofremos de acne.

Os produtos hidratantes naturais e adequados para este tipo de pele são os seguintes:

Podemos usá-los separadamente ou combiná-los. Em dias quentes, certamente vamos preferir a textura aquosa e fresca da aloe vera, enquanto que nos dias secos e frios, a pele pedirá que usemos um dos dois óleos que, apesar de ter uma textura oleosa, são absorvidos facilmente pela pele.

 

Regular os hormônios

A acne que aparece no queixo geralmente está relacionada com desequilíbrios hormonais que podemos ter em determinadas etapas da vida:

  • Adolescência.
  • Dias de menstruação.
  • Gravidez.
  • Menopausa.

Contudo, também podemos sofrer algum desequilíbrio hormonal ainda que não estejamos em nenhuma dessas etapas.

Os hormônios podem desencadear acne no queixo

Em qualquer um desses casos, é muito benéfico tomarmos algum suplemento natural que nos ajude a regular os hormônios sem o risco de sofrermos efeitos secundários. Os mais recomendados são os seguintes:

  • Maca peruana.
  • Vitex.
  • Sálvia.
  • Óleo de prímula.
  • Óleo de linhaça.

Devemos tomá-los por pelo menos 3 meses para notarmos os resultados em nossa pele.

Recomendamos consultar sempre um profissional de saúde antes de realizarmos qualquer tratamento, em especial durante a gravidez ou se sofremos de alguma doença.

 

Evitar as gorduras prejudiciais

Não podemos nos esquecer de que a alimentação sempre influencia na beleza de nossa pele, sendo assim, ainda que tomemos suplementos para regular os hormônios, também devemos evitar aqueles alimentos que favorecem a aparição da acne:

  • Carnes vermelhas e embutidos.
  • Leite integral, queijos gordurosos e produtos lácteos com alto teor de gordura (cremes, natas, sorvetes, etc.).
  • Margarinas e outras gorduras hidrogenadas.
  • Óleos vegetais refinados.

Lanche que pode desencadear acne no queixo

Também ajuda evitar o açúcar e as farinhas refinadas, aumentando o consumo de alimentos frescos  (frutas e verduras), frutos secos e sementes, legumes e peixes.

Também, devemos beber, pelo menos, um litro e meio de água, além do que se encontra nos alimentos, para ajudarmos nosso corpo a eliminar as impurezas da pele.

Potenciar a  sudorese

Cada vez que suamos estamos facilitando para que a pele elimine as toxinas que, de outro modo, acumulam-se e favorecem a acne. A melhor maneira de potenciar a sudorese é fazendo exercícios cardiovasculares pelo menos duas vezes por semana.

Se não conseguirmos suar muito, podemos tomar infusões de gengibre, um remédio que aumenta a temperatura corporal e o metabolismo. Também é muito efetivo realizarmos esportes ao ar livre como, por exemplo, na praia ou na montanha.

A água do mar e a exposição ao sol em horas recomendadas são muito benéficos para a pele e nos ajudará a eliminar a acne com mais rapidez.

Imagens por cortesia de ER and Jenny, Fernando Stankuns e SteFou!.


Source link

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*