Dicas para comer mais verduras

Neste artigo iremos compartilhar algumas das principais dicas para comer mais verduras em seu dia a dia, sem esforço e sacrifício.

Mudar de hábitos às vezes pode ser difícil e exigir todo o nosso compromisso e dedicação. Porém, se essa mudança nos traz benefícios para a saúde, deveríamos fazer o possível para colocá-la em prática o quanto antes.

Por que deveríamos comer mais verduras?

Elas fazem parte de uma dieta saudável, nos oferecem uma boa quantidade de nutrientes (dentre eles vitaminas, proteínas, fibras e minerais) e consumi-las evita o surgimento de certas doenças.

Porém, as verduras estão cada vez menos presentes nos pratos de cada lar. Por quê? Devido a várias razões tais como, por exemplo, o fato de que a comida enlatada ou pré-cozida é preparada mais rápido do que os vegetais.

É muito importante, se há crianças em casa, inculcar-lhes o amor pelas verduras e frutas desde pequenos. Com as primeiras papinhas podemos permitir que eles conheçam todos os sabores e aromas que estes alimentos oferecem.

Desta maneira evitamos que no futuro eles não queiram comer de forma saudável, e que isso se mantenha na fase adulta também.

Comer verduras não é sinônimo de fazer dieta, de ser vegetariano ou de estar doente. Pelo contrário, para nos sentirmos bem e sermos mais saudáveis teríamos que adicioná-las com mais frequência à nossa alimentação.

Dicas para comer mais verduras

Todos os dias deveríamos consumir 400 gramas de hortaliças (se possível, cruas). Isso pode parecer muita quantidade e algo impossível mas, para começar, você pode ir aumentando o consumo grama a grama.

Você verá que, quando chegar ao mínimo aconselhável, seu corpo lhe pede cada vez mais.

Preste atenção a estas dicas para comer mais verduras:

1. Mude as receitas

Aqueles pratos que você costuma preparar ou consumir diariamente podem mudar completamente se você adicionar algumas verduras.

Por exemplo, você pode adicionar:

  • Cenoura picada nas almôndegas de carne;
  • Brócolis refogado no macarrão;
  • Berinjelas em fatias entre camadas de lasanha, etc.
  • Inclusive, você pode fazer um delicioso omelete com aspargos, espinafre, cogumelos e brócolis como recheio.

2. Comece o consumo cedo

Quer disse que no café da manhã só são permitidas as frutas? Ainda que elas sejam muito saudáveis, também podemos adicionar vegetais à mesa.

  • Algumas opções podem ser fatias de pepino ou de tomate, um suco de salsão com cenoura ou uma omelete com folhas de espinafre.
  • Se você começa com o consumo de verduras na primeira hora da manhã será mais simples cumprir com o consumo diário recomendado.

3. Compre verduras que você ainda não conhece

Quando fizer compras da próxima vez, assegure-se de colocar no carrinho alguma verdura que nunca tenha provado antes.

Não é preciso levar um quilo, mas sim um pouco para degustar em casa. Logo, procure uma receita fácil e rápida que a inclua. Você vai se surpreender com a descoberta!

Variar as verduras que consumimos tem muitas vantagens, já que, por um lado, estará adicionando novos nutrientes e, por outro, não vai ser entediante como comer sempre a mesma coisa.

4. Faça sopas e vitaminas

O inverno nos dá vontade de comer alimentos mais contundentes e calóricos. Precisamos de algo que nos reconforte quando chegamos em casa e nos tire o frio da rua.

Qual opção é melhor do que uma boa sopa de verduras? Não nos referimos a aquelas que vêm prontas, mas sim a uma “de verdade”, como aquelas que nossas avós preparavam.

É menos trabalhoso do que você imagina e, além disso, você pode guardar um pouco e esquentar quando desejar aproveitá-la.

No verão, por sua vez, podemos consumir deliciosas vitaminas e sucos de verduras cruas ou cozidas que, além disso, podem ser combinadas com algumas frutas.

As hortaliças por excelência nas receitas são cenouras, beterraba, salsão, espinafre e tomate.

5. Deixe as verduras à vista

Alimentação saudável

Apesar de ser verdade que existem nas geladeiras compartimentos especiais para guardar as frutas e vegetais, eles acabam ficando um pouco “escondidos”.

se não sabemos que estão ali… como vamos usá-los e desfrutá-los? Uma das melhores dicas para comer mais verduras é guardar a maioria em seus compartimentos adequados e deixar um ou dois deles do lado de fora.

Assim, ao abrirmos a porta estarão ali, nos esperando e nos convidando para que os consumamos.

6. Procure por receitas “alternativas”

Aqueles que acreditam que os vegetarianos e veganos só comem salada de alface e tomate estão muito enganados.

Existem milhares de receitas que podemos preparar para comer mais verduras e deixar que nosso paladar se deleite com novos sabores.

Patê de abóbora, hambúrgueres de beterraba e lentilhas, lasanha de berinjelas… há um mundo de opções ao seu redor.

7. Use como acompanhamento

Prato delicioso usando cogumelos e vegetais

Se você é amante da carne, do frango ou do peixe, pode aproveitar para preparar todo tipo de guarnições diferentes. Não só a típica salada de todos os dias.

Experimente um purê, um mexido de abobrinhas, uns cubinhos de abóbora refogados, etc.

8. Prepare lanches saudáveis

Outra boa opção para comer mais verduras e, ao mesmo tempo, evitar os aperitivos salgados ou os pães no meio da manhã é ter à disposição pratos de cenoura ou de salsão, tomates-cereja, tiras de pimentão ou fatias de pepino.

Você pode misturá-los com diferentes patês ou cremes como, por exemplo:

  • Grão de bico (hummus)
  • Abacate (guacamole)
  • Berinjelas (baba ganoush)
  • Iogurte grego (tzatziki)

É excelente, por sua vez, para evitar a ansiedade por comer entre as refeições.

Gostou destas dicas para comer mais verduras? Esperamos que você consiga aplicá-las em seu dia a dia para se alimentar de forma mais saudável.


Source link

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*