Dias frios pedem sucos que previnam gripe e resfriados

O artigo Dias frios pedem sucos que previnam gripe e resfriados faz parte do conteúdo do Remédio-Caseiro.

Em épocas de mudança na temperatura, nada melhor do que reforçar o sistema imunológico para ficar longe de doenças típicas do período. Entre as mais comuns, está a gripe.

Apesar de não ser tão grave feito outras que podem aparecer, é necessário que se tome certos cuidados para evitar que ela evolua e se transforme em uma pneumonia, por exemplo.

Uma das formas de seguir com essa prevenção é apostar nas propriedades medicinais de alguns alimentos naturais. Dentre eles, as frutas e as hortaliças ganham relativo destaque. Por se tratarem de alimentos fáceis de encontrar e de manusear, muitas receitas para prevenir a gripe fazem uso deles. Caso você ainda não tenha atinado para esse detalhe, já está na hora de inserir alguns sucos na sua dieta.

Sobre a gripe e resfriados

Xô virose! Dias frios pedem sucos que previnam gripe e resfriados

Foto: depositphotos

A gripe é uma doença resultante de uma inflamação no sistema respiratório, causada pelo vírus influenza. Dependendo da intensidade, o paciente pode apresentar alguns sintomas. Entre os mais comuns, destaque para febre, dor muscular, dor de garganta, dor de cabeça e tosse seca. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a cada ano mais de 150 milhões de pessoas são vacinadas contra gripe no mundo.

A gripe pode ser facilmente transmitida através do contato direto entre indivíduos saudáveis e infectados, pelo ar ou pela secreção expelida através de um espirro, por exemplo. Pela semelhança dos sintomas é comum que as pessoas confundam gripe com resfriado.

O resfriado é causado, na maioria das vezes, por rinovírus. Ele apresenta sintomas mais amenos que a gripe. Coceira no nariz, irritação na garganta, espirros e secreções nasais são os principais sintomas apresentados pelos pacientes com resfriado. A congestão nasal também é comum, ao contrário da gripe. Uma boa forma de evitar todos esses transtornos no sistema respiratório é reforçando a dosagem de vitamina C no organismo. Uma das formas de fazer isso com eficiência é através da própria alimentação.

Sucos para prevenir gripes e resfriados

A partir de agora, veja algumas receitas de sucos naturais para ajudar a prevenir gripes e resfriados:

Suco de limão com banana e agrião

Ingredientes

– 3 limões;
– Folhas de agrião;
– 1 banana inteira;
– Açúcar mascavo para adoçar.

Modo de preparo

Coloque a banana para congelar no refrigerador. Isso vai proporcionar uma textura diferenciada para o suco. Depois, extraia o suco dos três limões e coloque no liquidificador. Acrescente também as folhas de agrião, a banana e o açúcar mascavo. Bata tudo e coloque em um copo. Os ingredientes usados na receita são ricos em substâncias anti-inflamatórias e expectorantes.

Suco de maçã com cenoura e hortelã

Ingredientes

– 200 ml de água filtrada;
– 1 maçã inteira com casca;
– 1 cenoura;
– Folhas de hortelã.

Modo de preparo

Com ajuda de um liquidificador, acrescente a água, a maçã, a cenoura e as folhas de hortelã. Bata tudo, coloque em um copo e pode ingerir o suco. Os ingredientes utilizados, sobretudo a maçã, cenoura e hortelã possuem substâncias antioxidantes. Entre as principais delas, destaque para o betacaroteno e a vitamina C, que previnem o organismo contra certas doenças que mexem com a imunidade.

Suco de laranja com mel e gengibre

Ingredientes

– 100 ml de água filtrada;
– 3 laranjas;
– Dois centímetros de gengibre;
– Mel para adoçar.

Modo de preparo

Para preparar, basta juntar o suco das laranjas, o gengibre, a água e o mel e bater no liquidificador. A laranja e o gengibre atuam no sistema imunológico através dos antioxidantes e vitaminas, protegendo-o da ação dos vírus e bactérias.

O artigo Dias frios pedem sucos que previnam gripe e resfriados

faz parte do conteúdo do Remédio-Caseiro.


Source link