Loading...
CURIOSIDADES

Descubra como fazer um sabonete de alecrim para peles oleosas


Se você gosta de produtos de beleza naturais, o sabonete de alecrim pode se transformar em um de seus melhores recursos. É adstringente, anti-inflamatório, antibacteriano e ideal para a pele oleosa.

É fácil de fazer, sempre e quando, é claro, for preparado com as medidas de segurança adequadas. Porém, os passos são realmente simples e, com um pouco de paciência e os ingredientes indicados, conseguiremos um produto de higiene e beleza excepcional.

Não podemos esquecer que o alecrim é uma das plantas medicinais mais usadas pela indústria médica para reduzir inflamações, irritações ou infecções.

Será muito útil no dia a dia tanto para você quanto para outros membros de sua família. A seguir, explicamos como prepará-lo.

Como fazer seu próprio sabonete de alecrim

Na hora de preparar sabonetes é necessário ter em conta que devemos tomar uma série de precauções muito básicas.

Vamos manipular soda cáustica. Assim, para evitar os respingos e inclusive para não respirar os vapores, é recomendável usar luvas e uma máscara.

O processo em si não é perigoso. Trata-se apenas de ser precavido, ainda que saibamos que esta técnica foi utilizada durante gerações e gerações com total tranquilidade.

Vejamos agora tudo o que precisaremos para preparar este sabonete de alecrim.

Ingredientes

  • 2 xícaras de azeite de oliva (473 g)
  • 1 xícara de água (150 ml)
  • 1/4 xícara de soda cáustica (62 g)
  • 1 copo de infusão de alecrim (200 ml)
  • 1 colher de sopa de óleo essencial de árvore do chá (15 g)
  • Um balde ou bacia de plástico

Preparo

A primeira coisa que vamos fazer é a infusão. Ela será muito útil porque deste modo nos asseguraremos que nosso sabonete de alecrim vai ser eficaz na hora de limpar e cuidar da pele oleosa.

Loading...
>
  • Coloque a água para ferver para depois adicionar uma colher de alecrim seco. Deixe que cozinhe durante alguns minutos e depois coe o alecrim e fique só com a infusão. Reserve.
  • O segundo passo é mais delicado, mas igualmente simples. Manipularemos a soda cáustica e a jogaremos no balde de plástico. Lembre-se de usar as luvas e a máscara, porque o produto, como já sabemos, é abrasivo.
  • Lembre-se também de fazer este processo com a soda cáustica em um espaço aberto (quintal, varanda, terraço…), pois desse modo evitamos inalar seus gases.
  • Junto com a soda cáustica adicionamos a infusão que preparamos com o alecrim. Faça de pouco em pouco para evitar os respingos. Além disso, tenha em conta que ao misturar estes dois componentes haverá geração de vapores.
  • Em seguida, deixe que a mistura da infusão com a soda esfrie. Permita que passem 15 minutos. A mistura deve esfriar para que, pouco a pouco, possamos adicionar mais ingredientes.
  • Depois que esse tempo passar, é momento de adicionar as duas xícaras de azeite de oliva. Ele deve estar quente. Volte a adicionar pouco a pouco, mantendo as precauções adequadas.
  • Deixe esfriar mais uma vez. Mais tarde, adicione o óleo essencial de árvore do chá.

Lembre de que sempre será melhor que a mistura esteja fria para que os óleos essenciais mantenham suas propriedades.

  • A seguir, para agilizar o trabalho e homogeneizar a mistura, usaremos uma batedeira a uma velocidade baixa. Coloque-a no centro do balde sem fazer mais nada. Com calma e cuidado.
  • Quando você notar que o conjunto de ingredientes se tornou espesso, como se fosse maionese, adicione o resto do alecrim seco (assim você conseguirá um efeito esfoliante). Já estará quase pronto!
  • Por último, só falta jogar a mistura nos moldes. Um truque: adicione antes alguns raminhos de alecrim, assim será mais fácil retirar o sabonete do molde depois.

sabonete-de-alecrim

Para evitar que fiquem bolhas, depois que os moldes estiverem cheios dê pequenas batidinhas para tirar o ar.

O passo seguinte? Ter paciência. Deixe que passem pelo menos 6 semanas antes de usar estes sabonetes. Quando estiverem prontos, use-os em seu ritual de beleza cotidiano.

Este sabonete de alecrim também é muito adequado caso você esteja com feridas infectadas, alguma articulação inflamada, ou inclusive para evitar o envelhecimento precoce da pele.

Um dado que não podemos deixar passar: não devemos usar este sabonete para lavar as partes íntimas.



Source link

Loading...







Loading...