Como tirar medidas do corpo com fita métrica

O artigo Como tirar medidas do corpo com fita métrica faz parte do conteúdo do Remédio Caseiro.

Se você é uma daquelas pessoas que tem objetivos ligados ao corpo, seja ele de perder peso ou hipertrofia, a fita métrica é uma das suas melhores amigas. Porém, para usá-la da forma correta, você precisa conhecer o seu próprio corpo. Você já pensou nisso?

A forma certa de utilizar a fita métrica vai passar as reais proporções do seu corpo. Na maioria das vezes, seguindo as orientações certas você pode fazer tudo sozinho, sem precisar da ajuda de uma segunda pessoa.

Porém, para algumas regiões, a presença uma mão amiga acaba simplificando a tarefa. Até o fim desse artigo você vai aprender todas as áreas do corpo em que deve posicionar a fita métrica para aferir todas as suas medidas.

Como tirar as medidas do corpo

O primeiro passo para realizar a tarefa é ter em mãos uma fita métrica. Nesse caso a melhor opção é aquela amarelinha bem flexível. Além de ser encontrada com facilidade, o material do qual ela é feita proporciona melhor adaptação as curvas.

Para que a medida seja exata, é importante não esticar a fita métrica

A medição deve ser feita com uma roupa de ginástica ou só com peça íntima (Foto: depositphotos)

Para que a medida seja exata, é importante não esticar, muito menos apertar a fita métrica. Basta posicioná-la rente a pele. Uma dica bastante válida é prestar atenção na pele onde a fita passar, ela deve ficar do mesmo estado como se estivesse sem.

Tente programar a medição do corpo sempre para os mesmos horários do dia. Isso porque elas podem sofrer alterações devido a rotina, como intervalos após as refeições e ciclo menstrual. Nesse último caso, algumas mulheres podem apresentar inchaço acima do normal, o que acaba interferindo muito na real medida do corpo.

Você precisa estar em pé e ereta em uma área plana e a fita deve estar sempre bem alinhada horizontalmente. De preferência a medição deve ser feita com uma roupa de ginástica ou, se preferir, só de peça íntima.

Veja também: Esses sucos funcionais vão dar um up na sua dieta. Veja as receitas

Em quais áreas posicionar a fita métrica

Para que as medidas sejam exatas, onde você vai posicionar a fita métrica é imprescindível. Por isso, logo abaixo, segue um guia bem explicativo para saber qual a área exata para obter tais medidas.

Ah! Não custa nada lembrar que a fita métrica não deve ser pressionada contra a pele. Ela deve estar apenas encostada, já que apertá-la interfere no resultado final da medida.

  • Busto: o local exato para passar a fita métrica é na altura do mamilo. Depois, é só envolver a fita pelo tronco;
  • Tórax: abaixo da dobra da axila;
  • Braços: flexionar o braço para cima com o cotovelo na mesma altura do ombro. A fita deve ser posicionada no ponto de maior perímetro, que vai ser no meio;
  • Cintura: tome como base dois dedos acima do seu umbigo. Marcado esse ponto, passe a fita ao redor da área, verificando qual numeração a ponta encostará;
  • Abdômen: essa área está localizada entre o umbigo e o osso do quadril. Nesse ponto você dele levar em consideração a região de maior perímetro;
  • Quadril: a fita métrica deve passar na área logo abaixo do osso lateral, justamente aquele que se demonstrar mais saliente do quadril. Geralmente ele fica localizado a 20 centímetros abaixo da cintura;
  • Coxas: a base para identificação do local exato da medição é o osso mais saliente do joelho. A partir dele, você vai marcar 25 centímetros para cima. Contorne a fita métrica na área e onde a ponta da fita apontar será a medida da região;
  • Panturrilhas: antes de mediar essa área você precisa manter a distribuição do peso entre as duas pernas. Nesse caso você pode solicitar a ajuda de uma pessoa para facilitar. A base por onde a fita vai passar é a de maior perímetro.

Veja também: Aprenda a receita de um pão fitness de aveia

Curiosidades sobre as medidas

Quando você for mediar algumas áreas do seu corpo, preste atenção para repetir a medição sempre do mesmo lado (direito ou esquerdo). Apesar de ser pouco perceptível, os membros de cada um desses lados possuem diferenças.

Sendo assim, para o braço, coxa e panturrilha, essa dica é bem válida. Assim, o risco de se assustar com alguns centímetros a mais será bastante minimizado, principalmente se o objetivo de obter tal medida foi para certificar a perda de peso.

Para acompanhar a evolução das medidas, seja qual for o seu objetivo, uma boa dica é montar uma tabelinha. Nela você vai colocando todos os resultados de acordo com o intervalo de tempo que for mais viável.

Dessa forma, todos os resultados estarão ao seu alcance, sobretudo na comparação dos avanços.

Procure sempre aferir as medidas no mesmo horário do dia. Apesar desse fator já ter sido repetido durante o texto, isso faz toda a diferença no acompanhamento das medidas.

Veja também: 15 dicas para você incorporar hábitos fitness na sua vida

O artigo Como tirar medidas do corpo com fita métrica faz parte do conteúdo do Remédio Caseiro.


Source link