Como melhorar os problemas de tireoide cuidando do intestino

Existe uma relação pouco conhecida entre a glândula tireoide e o intestino. Por esta perspectiva, os problemas de tireoide poderiam melhorar se mantivéssemos uma boa função intestinal.

Descubra neste artigo quais são os fatores que prejudicam o intestino e, com isso, a tireoide de maneira indireta, assim como alguns conselhos e remédios naturais que serão muito benéficos. 

Relação entre a tireoide e o intestino

Muitas pessoas se surpreendem ao saber que três quartos do tecido imunológico de nosso corpo estão situados no intestino.

Se a flora bacteriana intestinal está saudável, age como uma barreira excelente diante de todo tipo de patógenos (vírus, bactérias, fungos e parasitas).

No entanto, se está alterada, o intestino se converte em uma porta aberta para que este patógenos passem para a corrente sanguínea e, além disso, interfere em alguns processos enzimáticos relacionados com os hormônios da tireoide.

Veja também: Quer melhorar sua saúde? Comece pelos intestinos

O que danifica o intestino?

Existem muitos fatores que influenciam de maneira negativa sobre o delicado equilíbrio do intestino:

  • Uma má alimentação, rica em açúcares, laticínios e alimentos refinados.
  • Prisão de ventre.
  • Antibióticos.
  • Intolerância a alguns nutrientes, como o glúten ou a lactose.
  • Intoxicação por metais pesados (por exemplo, se são usados amálgamas dentais de mercúrio).
  • Parasitas intestinais.
  • Nervosismo, ansiedade e estresse.
  • Emoções negativas como a raiva e o medo.

Equilibrar a função intestinal

Se sabemos que sofremos de alguma desordem intestinal devemos começar a tomar remédios naturais para equilibrá-la.

Caso você sofra com a prisão de ventre, deve focar em aumentar o consumo de alimentos ricos em fibras, assim como beber um litro e meio de água ao longo do dia, fora das refeições.

Se sofremos diarreias de modo frequente, podemos recorrer ao chá verde e a algum suplemente à base de carvão vegetal.

A seguir repassamos três conselhos que qualquer pessoa pode seguir para melhorar sua função intestinal.

Uma alimentação integral

Comida de verdade

Tanto se sofremos de alguma desordem intestinal ou se temos um intestino saudável, em nossa dieta não podem faltar os alimentos ricos em fibras, como as frutas, verduras, leguminosas, oleaginosas e cereais integrais.

Hoje em dia a maioria dos produtos elaborados com farinhas não contém fibras, pois são refinados: pão, bolos, biscoitos, macarrão, pizza, etc.

No entanto, se buscarmos bem, poderemos encontrar muitas opções também deliciosas e mais nutritivas, preparadas com farinhas integrais de centeio, espelta, etc.

Também podemos experimentar cereais como a aveia, o painço ou a quinoa.

Cuidado com o glúten

Cuidado com o glúten

Muitas pessoas com transtornos da tireoide podem sofrer em maior ou menor grau de intolerância ao glúten, que é a proteína presente no trigo, cevada e no centeio.

Também se encontra, em alguns casos, na aveia, mas o motivo é por ter sido processada nos mesmos lugares do trigo.

Recomendamos eliminar o glúten da dieta, o que nos fará sentir uma grande melhoria em poucas semanas.

Os probióticos

Os suplementos à base de probióticos são uma das melhores opções para manter uma flora intestinal saudável.

Podemos notar os benefícios em nossa saúde inclusive desde o primeiro dia, já que a saúde do intestino é determinante em nossa qualidade de vida.

Recomendamos escolher probióticos da máxima qualidade, que incluam uma grande quantidade e variedade de cepas bacterianas.

No rótulo deve especificar a quantidade e o ideal seria entre 30 e 50 milhões de UFC (ou seja, organismos vivos com a capacidade de formar colônias).

Os suplementos de flora intestinal devem ser tomados sempre com estômago vazio, especialmente em jejum. A hora mais efetiva é entre as 5 e as 7 da manhã.

Os enemas

Boa digestão

Um bom método para limpar o intestino de maneira pontual, principalmente se sofremos com prisão de ventre, são os enemas, nos quais aplicamos água ou algum preparado medicinal por via retal.

Podemos fazê-los com infusões medicinais de camomila ou tomilho, ou mesmo com café, para melhorar a função hepática. Neste caso será sempre um café orgânico e natural.

Sempre temos que ser muito cuidadosos com esta técnica para não alterar a flora bacteriana, e não realizá-la com muita assiduidade.

O ideal é fazê-lo em um momento em que não tenhamos pressa, se puder antes de deitar, já que em alguns casos pode provocar cansaço.

Mantenha o líquido dentro o máximo que puder e evacue quando necessitar.


Source link