Como incentivar o amor pelos livros nas crianças?

O amor pelos livros é um hábito que deve ser cultivado desde que as crianças são pequenas. Por isso, hoje descobriremos algumas maneiras de incentivar o amor pelos livros, inclusive antes que saibam falar.

A leitura estimula a imaginação, a criatividade e permite adquirir vocabulário, ao mesmo tempo em que conseguimos melhorar nossa maneira de escrever.

Incentivar o amor pelos livros se consegue dando o exemplo

Não podemos querer incentivar o amor pelos livros para nossos filhos, se nós mesmos não temos o hábito de ler. Lembre-se de que as crianças imitam tudo o que os adultos fazem.

Se nos der trabalho ler, podemos começar por fazer como em muitos filmes: ler para eles uma história antes de dormir ou em qualquer outro momento do dia.

Isso nos aproximará tanto das crianças quanto dos livros, familiarizando-nos com eles e descobrindo algo muito divertido.

Para que isso tenha a repercussão que desejamos nos pequenos da casa, é indispensável começar o quanto antes a incentivar o amor pelos livros.

Existem livros adequados para crianças, que contêm muitas ilustrações e inclusive dinâmicas que permitem interagir e ir se familiarizando mais com eles.

No entanto, lembre-se de que nós mesmos temos que tentar ler, mesmo que seja um pouco mais do que o normal.

Se nossos filhos não nos veem nunca com um livro na mão, como pretendemos que eles façam o mesmo?

Deixar as crianças escolherem

Criança incentivando seu amor pelos livros

Os pais, em certos casos, querem ter a voz de comando como se somente eles pudessem escolher, saber e determinar o que é melhor para seus filhos.

No entanto, por que não perguntamos a eles o que querem? Qual livro gostariam de ler desta vez? Qual título é mais atrativo?

Temos que levar em consideração sua escolha, pois o que queremos é que os menores se interessem pela leitura e que ter um livro entre suas mãos não seja “estranho”.

Se a escolha das crianças não nos convencer, podemos fazer um trato. Nós escolheremos um livro um dia, mas o próximo será a criança quem escolha.

Desta maneira, as crianças se encontrarão mais motivadas, pois não podemos nos esquecer de que a leitura deve ser algo prazeroso.

Se as crianças não leem o que na verdade gostariam, encontrarão a leitura como uma imposição, por isso que, em quanto podem, não tentarão ter um livro entre as mãos.

Não desejamos tornar a leitura negativa para eles, pelo contrário. Que tal começar a levar em consideração seus desejos e pedidos?

A importância de criar um hábito

Pai incentivando o amor pelos livros

Criar hábitos é importante principalmente no momento de incentivar o amor pelos livros nas crianças. Mas, também para utilizar isso em outras mudanças da vida.

Podemos ler com as crianças antes de dormir, depois de comer ou em outro momento do dia. O importante é que isso se torne diário.

Desta forma, conseguiremos incentivar o amor pelos livros de uma maneira efetiva, rápida e conseguiremos que as crianças aprendam a importância de criar hábitos.

Os hábitos não são nada mais do que uma maneira de se organizar, de estruturar cada dia e de que tudo isso nos traga resultados a longo prazo.

Já que sabemos que quanto antes melhor, que tal começarmos logo?

Incentivar o amor pelos livros é um dos grandes ensinamentos que podemos dar para as crianças.

Muitas vezes, nós mesmos criamos desculpas para não ler, afirmando que não temos tempo quando, na verdade, consideramos a leitura uma perda de tempo mesmo.

Quando existem crianças pequenas na casa, podemos recuperar um dos hábitos que mais benefícios nos trazem e que tão facilmente deixamos de lado.


Source link

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*