Como escolher cenoura. Aprenda e não erre na compra

Na hora de escolher cenoura, você deve atentar para pelo menos duas coisas: cor e textura. Veja agora algumas dicas para acertar na compra

A cenoura é uma raiz tuberosa rica em vitaminas A, B e C. Ela beneficia os olhos, pele e ossos. Ela ainda regula o intestino, a quantidade de colesterol, estimula a tireoide e tem o poder cicatrizante.

Na hora de comprar a cenoura, você precisa saber escolher bem para aproveitar todos os benefícios que ela oferece ao nosso organismo.

Como escolher cenoura bem

A primeira coisa que você deve observar é a cor. Escolha aquelas com o tom laranja mais escuro, com a casca lisinha e brilhosa. Não leve para casa aquelas que possuem fissuras ou estejam quebradas.

Em seguida, apalpe para ver se existem partes moles, pois o ideal é que ela esteja crocante. Se no mercado, a cenoura estiver com a rama verdinha, ao chegar em casa, retire-a antes de armazenar, pois ela suga os nutrientes e a umidade. Na geladeira, elas duram até duas semanas sem perder os nutrientes.

Foto: depositphotos

Receita de bolo de cenoura sem leite

Uma das receitas mais tradicionais com cenoura é o bolo. Com calda de chocolate então se torna irresistível. Veja os ingredientes e modo de fazer.

Ingredientes

– 4 ovos;
– Meia xícara (de chá) de óleo;
– 2 xícaras (de chá) de açúcar;
– 2 xícaras e meia (de chá) de farinha de trigo;
– 3 cenouras médias raladas;
– 1 colher (de sopa) de fermento em pó;
– 1 colher (de sopa) de manteiga;
– 3 colheres (de sopa) de chocolate em pó;
– 1 xícara (de chá) de açúcar.

Modo de fazer a massa

Em um liquidificador coloque a cenoura ralada, os ovos e o óleo. Bata e adicione o açúcar por mais 5 minutos. Despeje a mistura em uma batedeira com a farinha de trigo e bata. Por fim, adicione o fermento e mexa com uma colher. Asse por 40 minutos em um forno preaquecido a 180º C.

Modo de fazer a cobertura

Em uma panela, coloque a manteiga, o chocolate em pó e o açúcar. Leve ao fogo até ficar tudo bem cremoso.

Creme de cenoura e abóbora

Ingredientes

– 4 cenouras;
– 500 g de abóbora;
– Queijo parmesão e salsa para decorar.

Modo de fazer

Descasque as cenouras (a melhor forma de descascar é ralando com uma faca) e corte também a abóbora. Em uma panela com água e sal, cozinhe as duas em fogo médio até ficarem bem macias . Depois de cozidas, coe-as e use um processador para transformar em um creme. Sirva quente com queijo parmesão por cima e salsa.


Source link