Como combater a perda de cabelo devido à tireoide

Os problemas na glândula tireoide podem provocar alterações em todos os sistemas do organismo e, no caso do cabelo, alteram os ciclos capilares e causam uma queda alarmante.

Ainda que a maioria das pessoas o ignore, existe uma relação entre a atividade dos hormônios tireoidianos e a saúde do cabelo.

Nesse sentido, é primordial compreender que a tireoide estimula os folículos do cabelo, regula a saúde das glândulas sebáceas e participa na produção do sebo.

Devido a isso, os desequilíbrios na glândula desenvolvem uma perda de cabelo crônica, quase sempre difícil de controlar.

Os pacientes com hipotireoidismo e hipertireoidismo têm que lidar contra uma cabeleira frágil, ressecada e quebradiça.

Contudo, existe uma série de recomendações e tratamentos que podem contribuir para fortalecê-la, e assim melhorar seu aspecto.

A seguir, queremos compartilhar os 7 tratamentos e recomendações mais eficientes para que você consiga frear a perda de cabelo.

Anote!

1. Solicite um exame de laboratório

Se você suspeitar que a perda de cabelo se deve a algum problema na tireoide, visite um médico e solicite um exame de laboratório completo.

Com isso, poderá comprovar como funciona a glândula tireoide e como ela pode lhe afetar.

Leve em consideração que, além da queda de cabelo, alterações na glândula podem apresentar outros sintomas e problemas de saúde.

2. Assegure-se  de receber as doses de suplementos de hormônio tireoidiano corretos

Conhecendo o tipo de problema da tireoide, você poderá receber um tratamento com suplementos de hormônio tireoidiano, e qual é propício para o controle de seus sintomas.

Entretanto, é primordial fazê-lo com a devida supervisão médica, já que este deve conter as necessidades do seu organismo.

3. Melhore sua alimentação

Alimentos-ricos-em-iodo-500x334

Não é preciso ter problemas de saúde para poder melhorar a alimentação, mas é necessário que os pacientes com doenças na tireoide o façam o quanto antes.

Dado que o descontrole hormonal pode diminuir a capacidade do organismo de absorver os nutrientes de alta qualidade, o mais conveniente é seguir uma dieta balanceada e completa.

Devem-se eliminar os alimentos tóxicos e inflamatórios que podem piorar os sintomas causados pelo problema da tireoide.

Por exemplo, devem-se excluir os lácteos, o glúten e os alimentos modificados geneticamente (milho, soja e alguns vegetais).

Em seu lugar, é primordial aumentar a ingestão de fontes de:

  • Iodo
  • Selênio
  • Zinco
  • Ferro
  • Vitaminas A, B e D

4. Consuma fontes de colágeno

O colágeno é uma proteína rica em aminoácidos, incluindo a glutamina. Este nutriente proporciona força e elasticidade ao cabelo, o que é fundamental para conservá-lo em bom estado.

Ainda que o corpo tenha a capacidade de produzi-lo por sua conta, é necessário complementar com outras fontes, sobre tudo porque a produção diminui à medida que se envelhece.

Cabe destacar que sua ingestão também beneficia os ossos e as articulações, e reduz o risco de doenças crônicas.

Alguns alimentos recomendados são:

  • A gelatina
  • Os frutos vermelhos
  • Os cítricos
  • A clara de ovo
  • Os legumes
  • Os mariscos

5. Evite o uso de elementos de calor

cuidados-com-a-chapinha-e-o-secador

Os elementos de calor como a chapinha, os secadores e os babyliss, entre outros, são inimigos número um de seu cabelo, em especial quando este está debilitado devido à tireoide.

Estes artefatos afetam as estruturas de seus fios, diminuem sua força e, com o passar do tempo, provocam quebra e queda.

6. Aumente o consumo de água

O consumo de água não apenas beneficia o bom funcionamento dos sistemas mais importantes do corpo, como também é imprescindível para manter a boa saúde capilar.

Ingerir de 6 a 8 copos de água ao dia contribui para evitar o ressecamento do couro cabeludo e manter a boa circulação sanguínea.

7. Adicione gelatina a seu xampu

descubra-3-remedios-com-gelatina-para-aliviar-as-dores-nas-articulacoes-379x252

As proteínas e o colágeno que aportam a gelatina sem sabor, são muito benéficos para o cuidado e fortalecimento capilar.

Diferente de outros produtos comerciais, esta não provoca efeitos secundários e é mais econômico.

Seu uso regular contribui para deter a queda de cabelo excessiva e outros problemas que aparecem devido aos desequilíbrios da tireoide.

Basta adicionar metade de uma embalagem em pó a um frasco de xampu natural (236 ml).

8. Evite o estresse

As situações de estresse podem piorar os sintomas da tireoide, incluindo a perda de cabelo.

Está comprovado que este estado emocional tem repercussões negativas na saúde capilar e é uma das causas da queda.

Lembre-se de que diante de um problema de tireoide, é fundamental seguir as recomendações médicas e solicitar controles periódicos.

Os conselhos aqui citados podem ser colocados em prática como complemento para o cuidado de seu cabelo.


Source link