Chocolate engorda? Nem sempre. Nutricionista ensina receita para emagrecer com esse doce

Imagina poder consumir chocolate sem medo da balança ou dos outros danos que o alimento traze para a saúde? Esse desejo deixou de ser um sonho distante

Seja ao leite, amargo, branco, crocante, com gotas de morango ou qualquer outra variação, uma coisa é praticamente universal: a paixão pelo chocolate.

Mas o saboroso alimento, mesmo sendo quase sempre uma das opções preferidas dos amantes de doces e guloseimas, é visto por muitos como um verdadeiro vilão, especialmente para quem está em constante luta contra a balança.

E não é para menos: o consumo em excesso do chocolate pode ocasionar problemas de peso, descontrole do colesterol e pressão, aumento dos níveis de açúcar no sangue, entre tantos outros malefícios.

Então imagina o sonho que seria poder consumir chocolate sem medo da balança ou dos outros danos que o alimento pode trazer para a saúde? Pois saiba que esse desejo deixou de ser algo utópico e já é uma realidade.

Benéfico: O segredo do chocolate saudável que não engorda

A nutricionista funcional Fernanda Scheer descobriu a solução para acabar com os problemas de saúde e de peso que muitos amantes de chocolate enfrentam: o recheio de semente de abóbora.

Essas sementes são uma das opções de lanche de pessoas com dieta regrada ou ainda que buscam um estilo de vida mais saudável. Além de ser um alimento leve, ainda é rico em proteína, zinco, cálcio, cobre ômega-3, manganês, magnésio, ferro e vitaminas A e do complexo B.

As sementes de abóbora também fazem bem para o coração, diminuem o estresse, insônia e a ansiedade, controlam os níveis de colesterol, ajudam na prevenção do câncer, fortalecem a estrutura óssea e reduzem as toxinas do organismo.

Foto: Reprodução/ Instagram

Como controlar a compulsão por chocolate

Muitos são os casos de pessoas que quando se sentem tristes, deprimidas ou ansiosas acabam descontando nos doces, em especial no chocolate.

Existe uma forte ligação entre esse sentimento com a baixa transmissão de serotonina, neurotransmissor responsável pelo chamado “Estado de Vigília Quieta”, que possui uma relação direta com a vontade de comer e sensação de saciedade.

A boa notícia é que o chocolate feito com o recheio das sementes de abóbora possui um aminoácido chamado triptofano, responsável aumentar o nível de serotonina.

O triptofano proporciona ao corpo a sensação de prazer e bem estar, contribui na melhora do sono, diminui a enxaqueca, controla o apetite e inibe a vontade incontrolável por doces.

As sementes também podem ser consideradas como um forte aliado de quem deseja perder os quilinhos indesejados. Além de promover saciedade, o alimento também estabiliza o açúcar do sangue e é uma excelente fonte de fibras, ajudando no controle da digestão.

Receita do chocolate que ‘não engorda’

Ingredientes:

  • Chocolate 70% derretido
  • Semente de abóbora tostadas
  • Um pouco de mel

Modo de preparo:

Coloque um pouco de chocolate no fundo da forma e leve para o freezer. Espere enrijecer e recheie com as sementes de abóbora, acrescente o mel e adicione um pouco mais de chocolate derretido. Leve a mistura novamente para o congelador e depois que estiver completamente sólido, desenforme.


Source link