Chá de urucum para colesterol

O artigo Chá de urucum para colesterol faz parte do conteúdo do Remédio-Caseiro.

O chá de urucum (ou urucu) é um importante remédio natural que possui muitas propriedades benéficas para a saúde humana. Ele faz com que algumas doenças sejam evitadas e outras tratadas. Nessa lista, o colesterol aparece como uma das principais.

O urucum é uma planta fácil de ser identificada, justamente por fazer parte das tradições brasileiras, sobretudo na culinária. Ela apresenta ramos em forma de vagens na cor laranja-avermelhada. Quanto às folhas, elas são grandes e de cor verde-claro.

Benefícios do urucum para o colesterol

Trate o colesterol com chá de urucum

Chá de urucum é extremamente benéfico para tratar colesterol (Foto: depositphotos)

O colesterol é um tipo de gordura que está presente no organismo. Ela é responsável por regular o funcionamento de órgãos como cérebro, coração e fígado. Dependendo das consequências, o colesterol pode ser classificado como ‘bom’ (HDL) e ‘ruim’ (LDL).

Para que ele chegue a determinados estágios, a qualidade de vida levada pelo paciente é fator de interferência. A alimentação e a prática de atividades físicas estão diretamente vinculadas à variação do colesterol.

Problemas como hipertenção e doenças cardiovasculares são consequências do auto índice do colesterol ruim no organismo. Para tratar esse problema, o chá de urucum pode ser uma solução bem eficaz.

Isso é possível graças à presença dos tocotrienois, substância que limita a capacidade do fígado produzir o colesterol LDL, evitando o aparecimento de problemas graves de saúde. As fibras, que também são encontradas em grande quantidade no urucum também têm o papel de controlar o colesterol.

Segundo Isabela Cabello Abouchedid, médica voluntária do Instituto Horas da Vida, em entrevista ao portal R7, apostar em uma dieta equilibrada aumenta a eficácia do chá de urucum, principalmente quando prescrito pelo médico.

“Para controlar os níveis de LDL e também do HDL, opte por uma dieta rica em gordura insaturadas e pobre em gorduras saturadas, ou seja, alimente-se com mais frutas e vegetais, peixe, frango ou carnes grelhadas ou assadas”, afirma.

Ainda sobre alimentação, Isabela sugere comer “alimentos ricos em fibras, como aveia e pães integrais”. Já a ingestão de gorduras saturadas, deve ser limitada. “Utilize derivados do leite pobres em gordura como iogurte desnatado e evite frituras”, completa.

Veja também: 10 alimentos para controlar o colesterol 

Chá de urucum para tratar outras doenças

O urucum possui em sua composição carotenoides, cálcio, fósforo, ferro, aminoácidos, além das vitaminas dos complexos A, B e C. A semente e as folhas contêm propriedades diuréticas, antibacterianas e adstringentes. Por isso servem para chás.

Ainda é possível identificar no urucum substâncias como cianidina, ácidos elágico e salicílico, saponinas e taninos, que são fitoquímicos que auxiliam na prevenção e tratamento de diversas doenças.

As sementes são utilizadas para curar a icterícia e ajudar a tonificar, equilibrar, fortalecer e reduzir a inflamação no fígado. Outra vantagem da planta está ligada ao fortalecimento dos rins e ao extermínio de certos tipos de vermes.

O urucum também é bastante eficaz quando o assunto está relacionado ao sistema digestivo. Ele alivia a constipação, indigestão, azia e outros desconfortos estomacais causados pelo consumo de alimentos picantes.

“A planta é muito conhecida por ser estimulante do sistema digestivo. Até por isso ela é incluída na alimentação, na forma de corante alimentício”, acrescenta o biólogo e especialista em plantas, Daniel Forjan.

A planta também é utilizada como afrodisíaco, para combater febres, hepatite, malária, disenteria e picadas de cobra venenosa.

Veja também: Use fermento de arroz vermelho para baixar o colesterol

Chá de folha de urucum

Depois de conhecer muito sobre o urucum, chegou a hora de saber como preparar o chá.

Ingredientes

  • 1 litro de água filtrada;
  • 10 folhas de urucum.

Modo de preparo

Para preparar o chá de urucum, você vai precisar do auxílio de uma panela que comporte a quantidade de água indicada na receita. Coloque a mesma para ferver, juntamente com as folhas de urucum. Deixe ferver por exatos 10 minutos.

Assim que passar o tempo indicado, desligue o fogo e deixe descansar um pouco ou até que fique mais frio. Use uma peneira para remover todas as folhas de urucum. A recomendação é de consumir o chá ao menos três vezes ao dia.

Veja também: Água de canela para o colesterol

Cuidados quanto ao uso do chá de urucum

Para que o chá de urucum surta efeito quanto ao equilíbrio dos níveis de colesterol, é necessário que ele seja preparado a partir da utilização das folhas da planta. Mas antes de incluí-lo no seu dia a dia, procure orientação médica.

Dando atenção a essa recomendação, é possível o paciente evitar uma série de problemas, entre eles a alergia. Nesse sentido, a dosagem também faz toda a diferença, podendo variar de paciente para paciente.

Entre as mulheres grávidas, o chá de urucum deve ser prescrito por um médico. Esse mesmo profissional também vai precisar supervisionar a utilização para minimizar os riscos de qualquer que seja o problema.

O mesmo deve ser feito se a mulher estiver em processo de amamentação. Mesmo se tratando de um ingrediente natural, a saúde do bebê pode está sendo colocada em risco pelo uso sem prescrição.

Caso o paciente vá passar por alguma cirurgia, o chá de urucum deve ser evitado. A planta faz com que o nível de açúcar do sangue seja afetado. Isso só deve ser ignorado mediante indicação médica.

O artigo Chá de urucum para colesterol faz parte do conteúdo do Remédio-Caseiro.


Source link

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*