Loading...
CHÁS

Chá de jaborandi verdadeiro, poderoso expectorante


O jaborandi verdadeiro é indicado para prevenir glaucoma e tem ação anti-inflamatória, diurética, emética, febrífuga, promotora de salivação e sudorífica

Existem dois tipos de jaborandi. O primeiro é conhecido como Ruão e é considerado falso. Já o verdadeiro tem o nome científico de Pilocarpus Microphyllu. Vamos falar sobre esse último, do qual podemos utilizar as folhas e raízes.

Pilocarpus Microphyllu é encontrado no norte e nordeste do Brasil, nos estados do Maranhão, Paraíba, Amazônia e Piauí, e no país vizinho, o Paraguai.

O jaborandi verdadeiro é indicado para prevenir glaucoma e tem ação anti-inflamatória, diaforética, diurética, emético, febrífuga, promotora de salivação e sudorífica. Ele também é expectorante e antisséptico. Suas propriedades também facilitam o fluxo das secreções respiratórias em caso de doenças crônicas.

Foto: depositphotos

Rico em pilocarpidina, essa planta é uma poderosa aliada na saúde e vitalidade dos cabelos, pois a substância estimula o crescimento dos fios e evita a queda, ao mesmo tempo em que proporciona brilho e volume.

Esse mesmo componente pode atuar ainda na redução do colesterol ruim e alguns índios o utilizam como antídoto em casos de envenenamento. Isso acontece graças a sua ação diurética e sudorípara, que pode eliminar rapidamente o veneno.

Loading...
>

Crianças podem tomar chá de jaborandi verdadeiro?

O chá de jaborandi verdadeiro pode ser tomado para combater a tosse e bronquite, sem broncoespasmo, o edema em casos de associação com a glomerulonefrite ou em casos onde há retenção de água e eletrólitos em crianças.

Crianças de 2 a 5 anos podem ingerir 2ml até três vezes ao dia durante as refeições. Aquelas entre 5 e 8 anos podem tomar 3ml também três vezes ao dia durante as refeições. Já as entre 8 e 12 anos podem beber 4ml três vezes ao dia nos mesmo horários que os anteriores.

Como qualquer outro chá, ele só deve ser ingerido por crianças depois de consultado um pediatra e sempre após o segundo ano de vida.

Gestante e lactantes podem tomar chá de jaborandi verdadeiro?

Não há relatos de contraindicação do chá de jaborandi verdadeiro para gestantes ou lactantes, entretanto nunca tome nenhuma bebida não convencional sem antes consultar o seu obstetra. Esse cuidado deve ser redobrado nos três primeiros meses.

Existem contraindicações do chá de jaborandi verdadeiro?

Não é aconselhável tomar o chá de jaborandi verdadeiro nos casos em que a pessoa esteja com asma brônquica ou qualquer outra condição acompanhada de broncoespasmo.



Source link

Loading...







Loading...