Chá de hibisco com canela: Benefícios e como fazer

O artigo Chá de hibisco com canela: Benefícios e como fazer faz parte do conteúdo do Remédio Caseiro.

O hibisco é uma das receitas de chá mais famosas para quem deseja perder peso. Quando unida com a canela, o efeito da bebida fica ainda mais potente, trazendo outros inúmeros benefícios para à saúde. Saiba como fazer o chá de hibisco com canela.

A receita com o hibisco e a canela é um diurético natural, ajudando a acelerar o metabolismo, além de ser uma excelente forma de reduzir a retenção de líquido.

As vitaminas B1 e B2 presentes no chá de hibisco com canela ajudam no bom funcionamento do sistema nervoso, músculos e coração, estimulam a produção de sangue e mantém o metabolismo adequado.

Devidos às substâncias antioxidantes presentes na bebida, o chá de hibisco com canela tem ação anti-inflamatória, ajuda a manter a saúde do cérebro estável, ajuda a diminuir a pressão arterial e regula os níveis de colesterol.

 O chá de hibisco com canela também ajuda a impedir a produção de amilase, enzima que transforma o amido no organismo em açúcar.

Como fazer chá de hibisco com canela

O chá de hibisco com canela tem ação anti-inflamatória e acelera o metabolismo

Por ter uma ação diurética, esse chá não pode ser ingerido em grandes quantidades (Foto: depositphotos)

Ingredientes

  • 200 ml de água;
  • 5 gramas de flor de hibisco seca;
  • 1 canela em pau.

Modo de preparo

Leve a água para o fogo e depois de fervida, desligue. Adicione o hibisco e a canela e deixe o recipiente abafado por alguns minutos. Antes de consumir a bebida, coe-a.

O mais indicado é consumir apenas duas xícaras de chá por dia. O consumo do chá de hibisco com canela não deve ultrapassar uma dosagem de 400 ml.

Veja também: Chá de hibisco: conheça e aprenda a preparar picolé com a bebida

Chá de hibisco com canela e gengibre

O gengibre também pode unir-se à receita e deixar o chá ainda mais potente. A raiz também ajuda a acelerar o metabolismo, relaxa o sistema gastrointestinal e ainda tem ação antioxidante e anti-inflamatória.

Ingredientes

  • 200 ml de água;
  • 2 colheres (de chá) de hibisco;
  • 1 canela em pau;
  • 1 colher (de chá) de lascas de gengibre.

Modo de preparo

Ferva a água isoladamente e depois misture-a com o restante dos ingredientes. Deixe o recipiente abafado por cinco minutos e coe antes de servir.

Contraindicações

Grávidas e mulheres que estão em processo de amamentação devem evitar o consumo do chá de hibisco com canela. A bebida pode causar danos à saúde do bebê, à saúde da mãe e ainda diminuir a produção de leite.

Por ter uma ação diurética, o chá não pode ser ingerido em grandes quantidades. Isso pode levar o indivíduo a eliminar sais minerais essenciais para o organismo, ocasionando problemas como desidratação e perda de cálcio, sódio, potássio e magnésio.

Veja também: Como deixar o chá de hibisco mais gostoso

O excesso do hibisco e canela também pode levar a intoxicação caso seja consumida em dosagens acima do indicado.

Benefícios do hibisco

A função do hibisco não é apenas de emagrecer; ele também tem propriedades que ajudam no controle da pressão arterial, é um laxante natural, analgésico, digestivo, calmante, tem ação gastroprotetora, vasodilatadoras e anticaspa.

O hibisco também ajuda a reduzir os níveis de triglicerídeos, combatendo diretamente o risco de doenças cardíacas e derrame.A planta é rica vitamina A, B1, B2, e C, cálcio, proteínas, ferro, carboidratos, fibras, magnésio, sódio, fósforo, potássio e ácido fólico.

O chá também tem uma forte ação na manutenção da saúde da derme, ossos e cabelo, combatendo o envelhecimento precoce das células e evitando a formação de células cancerígenas.

Benefícios da canela

A canela é um forte termogênico natural, ideal para manter o metabolismo do corpo acelerado. Mas além dessa função, a especiaria também tem outras importante utilidades para o fortalecimento do sistema imunológico e no combate a diversas doenças.

Veja também: Chá de canela acelera ou atrasa a menstruação?

Ela ajuda no controle da diabetes, melhora diversos transtornos digestivos, tem efeito anti-inflamatório, antibacteriano e antiespasmódico, combate infecções respiratórias, ajuda a diminuir sensação de cansaço e fadiga e regula o colesterol.

A canela ainda é uma excelente fonte de fibras, ajudando a manter a sensação de saciedade, diminuindo a vontade de comer fora do horário e ainda reduz o acúmulo de gordura.

E assim como o hibisco, a canela contém a presença de radicias livres que ajudam a prevenir o envelhecimento precoce e os enfraquecimento dos cabelos.

O artigo Chá de hibisco com canela: Benefícios e como fazer faz parte do conteúdo do Remédio Caseiro.


Source link