education

Chá de canela para gripe. Você não vai acreditar nos efeitos benéficos

A canela neutraliza vários tipos de vírus e infecções, inclusive aqueles responsáveis pelo aparecimento de gripes e resfriados

É só você espirrar para que apareça uma avó, tia, ou parente com mais idade aconselhando que você faça algumas das muitas receitinhas caseiras que são “tiro e queda” para afastar a gripe e resfriados.

Um desses truques da vovó é preparado a partir do uso da canela. E acredite, ela estava coberta de razão! Essa especiaria tem uma série de propriedades benéficas para a saúde, inclusive para combater a gripe.

Além de ser bastante usada em receitas na cozinha, a canela também entra como ingrediente na indústria cosmética e farmacêutica. Isso se deve a grande quantidade de vitaminas, sais minerais e demais substâncias que compõem a canela. Somado ao combate a gripe, a canela também pode ser usada contra uma série de doenças. A partir de agora, conheça mais sobre a especiaria.

Foto: depositphotos

Propriedades e benefícios da canela

A canela é vista como uma das especiarias mais antigas do mundo. Ela tem sua origem na Ásia, mais precisamente do Sri Lanka, mas pode ser encontrada em todo o mundo, devido a diversas formas com que pode ser utilizada. Preparada na forma de chá ou como componente de qualquer outra receita, a canela tem sua ação baseada em propriedades como antibacterianas, antifúngicas e anti-inflamatórias.

Sendo assim, a canela pode ser usada para combater a candidíases, úlceras, inflamação nos tecidos, diarreia, dores, artrite, estimular a digestão, aliviar as flatulências e dores de cabeça. Ela também combate os radicais livres, o que previne o envelhecimento precoce, fortalece os cabelos e estimula a memória. O ingrediente também é mais que indicado para aquelas pessoas que desejam emagrecer.

Outra boa utilização do chá de canela em prol da saúde é a possibilidade de auxiliar no controle da diabetes tipo 1 e 2. Estudos realizados por uma universidade nos Estados Unidos comprovaram que a canela tem o poder de diminuir os níveis de açúcar presente no sangue. A especiaria tem o poder de baixar concentração de glicose no sangue e também aumenta a sensibilidade à insulina.

Chá de canela para a gripe

Além de todos os benefícios apresentados até agora, outro uso bastante difundido para a canela é a possibilidade de acabar de vez com as gripes e resfriados.  A canela neutraliza vários tipos de vírus e infecções, inclusive aqueles responsáveis pelos problemas respiratórios. Veja como fazer:

Ingredientes

Gengibre (cerca de cinco centímetros);
– 2 colheres (de sopa) de suco de limão;
– 1 pau de canela;
– 1 colher (de chá) de mel;
– 500 ml de água.

Modo de preparo

Com ajuda de uma panela, despeje a água e coloque para ferver junto com o gengibre descascado e picado e a canela. Assim que ferver, desligue o fogo e deixe descansar por cerca de 10 minutos. Passado esse tempo, acrescente o suco de limão e o mel, que servirá para adoçar um pouco. A indicação é que o chá de canela seja ingerido até três vezes por dia, sendo uma vez pela manhã, outra após o almoço e a última na parte da noite, antes de dormir.

 


Source link

90