Chá de canela acelera ou atrasa a menstruação? Descubra

O artigo Chá de canela acelera ou atrasa a menstruação? Descubra faz parte do conteúdo do Remédio-Caseiro.

Muitas mulheres ainda apresentam variadas dúvidas com relação ao período menstrual, tendo em vista que a menstruação é cercada por mitos e verdades. Um exemplo disso é a questão sobre quais alimentos podem ser consumidos ou não durante este período natural da vida das mulheres. Assim, diante de tantas opções de ingredientes, há alguns que podem acelerar e outros atrasarem o fluxo menstrual. E um desses itens é o chá de canela, que gera incertezas no sexo feminino.

Há quem afirme que a canela ajuda a acelerar a menstruação, mas também tem quem não acredite. O fato é que esta especiaria em forma de chá tem uma propriedade terapêutica capaz de estimular a circulação sanguínea e, consequentemente, adiantar o fluxo menstrual. Além disso, outros fatores contribuem para que a canela seja um elemento aliado das mulheres.

Como a canela acelera a menstruação?

Três benefícios da canela atuam no processo de aceleração da menstruação, são eles: o estímulo à circulação do sangue no corpo, o auxílio nas contrações musculares e o aumento da pressão arterial. Neste sentido, é possível dizer que o consumo de canela pode otimizar o percurso feito pelo sangue pelos canais condutivos do organismo e, através do aumento de contrações nos músculos, auxiliar o desprendimento do endométrio do útero.

O consumo do chá de canela pode otimizar o percurso feito pelo sangue

Pode ser que o resultado da canela não seja imediato, vai depender de cada organismo (Foto: depositphotos)

Como se sabe, o útero é um órgão formado por músculos. Desta forma, a atuação da canela também pode beneficiar as contrações feitas por esta estrutura no sentido de soltar o tecido que reveste a parede interna chamado de endométrio. Este último se forma quando a mulher não está grávida e precisa ser expelido do corpo a fim de preparar o organismo para uma nova ovulação. Por isso que ocorre a menstruação.

No entanto, pode ser que o resultado da canela não seja imediato. Da mesma forma que o consumo do chá feito com esta especiaria pode provocar a menstruação depois de algumas horas, pode ser que isso só ocorra após alguns dias. Tudo isso vai depender do funcionamento de cada organismo. Então não tem como prever.

Preparando o chá de canela

Coloque uma panela com uma xícara de água e um pau de canela no fogo. Deixe que a mistura ferva por aproximadamente cinco minutos. Após o tempo determinado, desligue o fogo, tampe a panela e aguarde esfriar um pouco. Em seguida, coe e sirva sem acréscimo de açúcar, adoçante ou mel. A dica é consumir até três vezes ao dia.

Chá de canela aumenta ou baixa a pressão? Descubra aqui

Contraindicações

Por provocar contrações no útero, o chá de canela não deve ser consumido por grávidas. Isto porque, a bebida pode provocar reações negativas durante a gestação, afetando tanto a saúde do bebê como também da futura mamãe.

O artigo Chá de canela acelera ou atrasa a menstruação? Descubra faz parte do conteúdo do Remédio-Caseiro.


Source link