Cardápio doce: Aprenda deliciosas receitas para se fazer com mel

O artigo Cardápio doce: Aprenda deliciosas receitas para se fazer com mel faz parte do conteúdo do Remédio-Caseiro.

Na hora de usar a criatividade para preparar aquela comida esperta, seja para as principais refeições ou para o lanche, muita gente não sabe o que fazer, nem a quais ingredientes recorrer.

Nesse sentido, você sabia que o mel é um ingrediente essencial para integrar seu cardápio. Além de proporcionar uma série de benefícios para o corpo ele ainda ajuda a evitar certas doenças, sem contar que ele é bastante saboroso.

No café da manhã, o mel pode entrar como acompanhamento para waffle ou então para adoçar chás e sucos. Já no almoço, o molho de um saboroso corte de carne com mel não cai nada mal. Entre as sobremesas, as possibilidades são infinitas. Como fonte de inspiração, fique de olho em algumas receitas que serão sugeridas a partir de agora. Antes, veja todas as propriedades e benefícios do mel para a sua saúde.

Aprenda deliciosas receitas para se fazer com mel

Foto: depositphotos

Benefícios do mel para a saúde

O mel é considerado uma verdadeira fonte de benefícios e nutrientes para o corpo. Muito usado no preparo de doces e demais pratos, além de ser uma alternativa mais saudável em substituição ao açúcar. O Mel é uma fonte de frutose, glucose e sacarose. Somado a tudo isso, ele ainda possui na sua composição vitaminas e sais minerais como o cálcio, magnésio, fósforo e potássio.

Pelos motivos apresentados anteriormente e outros, o mel é considerado um poderoso remédio natural que serve para tratar alguns problemas de saúde, prevenir tantos outros e ainda traz benefícios para a pele e cabelo. O mel aumenta o desempenho do corpo na realização de atividades físicas, auxilia na perda de peso, previne o aparecimento de certos tipos de câncer, trata infecções na garganta e acaba com a tosse.

Como se não fosse o bastante, o mel ainda reforça a imunidade do corpo, prevenindo o aparecimento de certos tipos de doenças, auxilia na digestão dos alimentos e ainda previne o aparecimento de doenças cardíacas. Para as pessoas que têm dificuldades em dormir, o mel é um excelente aliado, assim também para quem quer tratar distúrbios gastrointestinais. Por último, o mel também ajuda a tratar cortes e feridas, devido ação antisséptica.

Receitas à base de mel

As sugestões que seguiram a partir de agora podem ser usadas para o café da manhã, almoço, jantar ou lanche da tarde.

Bruschetta de ricota e mel

Ingredientes

– Pão italiano torrado e cortado em fatias médias;
– Ricota fresca;
– Raspas de um limão;
– Um punhado de manjericão fresco;
– Mel a gosto.

Modo de Preparo

Com ajuda de uma vasilha, misture a ricota com as raspas de limão. Feito isso, separe todas as torradas em uma forma e cubra-as com a ricota misturada com raspas de limão. Adicione as folhas de manjericão e, por último, acrescente o mel por cima. A receita deve ser servida como petisco ou entrada.

Bolo com nozes e mel

Ingredientes

– 3 ovos;
– 1 xícara de açúcar mascavo;
– 150 g de manteiga;
– 1 xícara de leite;
– 1 xícara de mel;
– Meia xícara de farinha de trigo branca;
– 1 xícara de farinha de trigo integral;
– Meia xícara de aveia;
– 2 colheres (de sopa) de linhaça;
– Nozes picadas a gosto;
– 1 colher (de sopa) de fermento.

Modo de preparo

Com ajuda de uma batedeira, bata as claras em neve e reserve. Em outra vasilha, junte a manteiga, as gemas, o açúcar mascavo e o mel. Depois de bater bem esse ingredientes, acrescente os ingredientes sólidos aos poucos: as farinhas, aveia e linhaça. Intercale com o leite e continue batendo. Por último, acrescente o fermento e as claras em neve. Quando for misturar as claras em neve, use uma colher de madeira com movimentos leves para aerar a massa.

A última fase do preparo da receita é acrescentar as nozes picadas. Aproveite para misturá-las com a mesma colher de pau. Despeje a massa sobre uma forma untada e leve ao forno pré-aquecido a 220°, para assar por aproximadamente 40 minutos. Esse tempo de preparo vai depender da potência do seu formo. Para certificar de que a massa está no ponto, espete-a com uma faca ou um palito de madeira, até sair limpo.

Picanha com mel

Ingredientes da carne

– 1 kg de picanha;
– 1 cebola ralada;
– 3 dentes de alho amassado;
– Suco de 1 limão;
– Meia xícara de chá de molho shoyo;
– Meia xícara de chá de conhaque;
– 2 colheres (de sopa) de mel;
– Gengibre ralado a gosto;
– Cheiro verde a gosto;
– Pimenta-do-reino a gosto.

Ingredientes do molho

– 1 cubo de caldo de carne;
– 1 colher (de sopa) de manteiga;
– 1 vidro de leite de coco;
– Cheiro verde a gosto.

Modo de preparo

Em uma tigela coloque o molho shoyo, mel, conhaque, gengibre, alho, cebola, pimenta e misture bem. Feito isso, você vai pegar a carne e misturar nesse tempero. Deixe-a descansar por cerca de 30 minutos. Passado esse tempo, coloque a carne em uma assadeira grande o suficiente para acomodar toda a carne e cubra com papel alumínio. Leve para assar em forno alto e vá virando aos poucos para que ela asse igualmente.

Para preparar o molho, você vai precisar de uma panela com tampa. O primeiro ingrediente a ser colocado é a manteiga, depois, assim que derreter, acrescente os demais ingredientes e deixe ferver por cinco minutos. Quando a carne estiver assada retire da forma e fatie. Coloque em uma travessa e, por cima, jogue o molho. Para finalizar, polvilhe o cheiro verde e sirva.

Biscoito de aveia e mel

Ingredientes

– 1 ovo;
– 1 colher (de sopa) de manteiga derretida;
– Meia xícara de açúcar demerara;
– 1 xícara de aveia;
– 1 xícara de farinha de trigo;
– 2 colheres (de sopa) cheias de mel;
– 1 colher (de chá) de fermento em pó.

Modo de preparo

Com ajuda de uma vasilha, misture todos os ingredientes secos. Feito isso, acrescente os demais até que todos estejam bem misturados. Molde em formato de bolachinhas e enfileire todos em um forma untada com manteiga. Lembre-se de deixar um espaço entre eles, pois o fermento fará com que eles cresçam um pouco. Leve ao forno para assar num intervalo de 15 a 20 minutos.

O artigo Cardápio doce: Aprenda deliciosas receitas para se fazer com mel faz parte do conteúdo do Remédio-Caseiro.


Source link