Bolacha água e sal engorda? Fique sabendo

O artigo Bolacha água e sal engorda? Fique sabendo faz parte do conteúdo do Remédio-Caseiro.

Acompanhamento de muitos cafés da manhã, a bolacha água e sal é um alimento bastante popular nas refeições das famílias brasileiras. Mas apesar de parecer algo inofensivo e leve, a verdade é que ela pode engordar tanto quanto um pão de farinha de trigo comum.

Tudo irá depender da quantidade de bolacha água e sal que está sendo ingerida. E é exatamente aí onde mora o problema: dificilmente uma pessoa se contentará com apenas duas unidades. E comendo mais do que o indicando, consequentemente, acabará engordando.

Sim ou não: Bolacha água e sal engorda?

Bolacha água e sal engorda? Muita gente tem essa dúvida

Será que a bolacha água e sal não engorda mesmo? (Foto: depositphotos)

“Na verdade a bolachinha de água e sal ela está longe de ser uma opção ótima. Em termos de caloria, duas bolachinhas água e sal equivalem a uma fatia de pão e quatro representam um pão de trigo”, revela a nutricionista Ana Paula Ferreira Melo

.

A bolacha água e sal é um alimento extremamente rico em gordura trans. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o recomendado é ingerir apenas dois gramas desse tipo de gordura.

Mas apenas uma porção de bolacha água e sal pode chegar a conter até 1,4 gramas de gordura trans ou mais, variando de acordo com a marca.

A gordura trans, além de provocar o acúmulo de gordura abdominal, também aumenta o risco de doenças.

“Esse é o pior tipo de gordura que a gente pode utilizar, porque está associada com o aumento do colesterol ruim, redução do bom e ao longo dos anos vai se acumulando nas veias e artérias, contribuindo para o risco de complicações cardiovasculares“, revela Ana Paula.

Elas também são ricas fontes de carboidratos. Esses quando consumidos em dosagens maiores que o recomendado podem prejudicar o emagrecimento.

Segundo a nutricionista, muitas vezes essas bolachas contêm excesso de sal e outras até açúcar, apesar de não serem doce. E isso também pode prejudicar quem pretende perder peso.

Veja também: Deliciosa e nutritiva receita de bolacha de tomate

Bolacha de água e sal faz mal para a saúde?

A bolacha água e sal também é rica em sódio, o que pode provocar o aumento da pressão arterial. Apenas seis unidades desse alimento podem chegar a conter até 300 miligramas de sódio.

Consumir muitas delas traz ao corpo uma quantidade maior da substância do que a necessária para o organismo.

Ingerir muita bolacha água e sal também pode provocar prisão de ventre. Isso ocorre devido ao acúmulo de bolo fecal provocado pela ingestão em excesso.

Por ser um alimento processado, a bolacha água e sal contém uma quantidade menor de substâncias e nutrientes essenciais para a saúde, como proteínas, minerais e vitaminas.

Mas isso tudo só irá acontecer se o consumo da bolacha água e sal for exagerado. A ingestão de duas delas por dia pode até ser benéfica para o emagrecimento, ajudando a controlar a fome entre as refeições principais.

Veja também: Bolacha murcha? Veja como fazer elas ficarem crocantes de novo

Como substituir a bolacha água e sal

Segundo a nutricionista, não existe uma receita certa para responder o que será melhor para ingerir. Assim como qual o momento e bolacha certos para consumir.

O ideal é olhar sempre o rótulo antes de comer qualquer alimento. Claro, e prestar atenção aos ingredientes contidos na embalagem.

Lembrando que a ordem de ingredientes apresentados na lista vai da ordem crescente. Ou seja, do que aparece em maior concentração no alimento até o menor.

Seja na bolacha água e sal ou em qualquer outro alimento, ter atenção a essas informações é algo indispensável.

O artigo Bolacha água e sal engorda? Fique sabendo faz parte do conteúdo do Remédio-Caseiro.


Source link

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*