Biscoito integral engorda? Saiba

O artigo Biscoito integral engorda? Saiba faz parte do conteúdo do Remédio-Caseiro.

Na batalha contra a balança, para atingir o peso ideal, o cuidado com a alimentação é indispensável. Nesse sentido, os ingredientes integrais aparecem como a salvação. Porém, a dúvida que muita gente tem é se os alimentos integrais surtem efeito, a exemplo de biscoitos.

Em meio a infinidade de alimentos, o biscoito integral aparece como o mais consumido, sobretudo na hora do lanche, no intervalo entre as refeições. Eles são facilmente encontrado nos supermercados e ideais para se ter na bolsa.

Os biscoitos integrais, assim como os demais alimentos dessa linha, são ricos em nutrientes e fibras. Caso consumidos em exagero, podem ser um dos grandes vilões das dietas mal sucedidas.

Sim ou não: Descubra se o biscoito integral engorda

Antes de começar a detalhar o biscoito integral, é bom que você saiba que ele engorda sim, sobretudo se for consumido em grade proporção. Essa afirmação é comprovada pela nutricionista Aline Moraes.

“Consumindo com frequência e se você tem o biscoito integral como opção de alimento saudável, mude, pois ele engorda. É preferível que se coma um pão integral à um biscoito”, enfatiza Aline.

O que faz com que os alimentos integrais sejam sugeridos na dieta, sobretudo o biscoito, é pela quantidade de fibras que ele apresenta. Essa substância traz para o corpo uma sensação de saciedade.

Porém, os biscoitos integrais são um pouco calóricos. Na conta custo x benefício, o biscoito vai manter o organismo mais satisfeito, se comparado a um alimento não-integral. Isso pode colocar a dieta em risco.

“O biscoito integral é um alimento bastante utilizado por ser bem prático e saudável. Mas, não é bem assim! O primeiro conselho que eu dou para quem está fazendo dieta é olhar os ingredientes dos alimentos que você está comendo”, diz a nutricionista.

Veja também: Aprenda a saborosa receita de bolo integral de banana sem açúcar

É importante saber se realmente o biscoito integral engorda ou não

Quase todo mundo tem dúvidas se biscoito integral engorda ou não (Foto: depositphotos)

Informação sobre ingredientes

No que diz respeito aos ingredientes, pela legislação, eles tem de vir especificados na embalagem em ordem decrescente. Ou seja, o que tem mais, vem nas primeiras posições.

Entre os ingredientes, o biscoito integral apresenta em sua composição: farinha de trigo enriquecida com ferro e fólico (farinha branca), açúcar, aveia e gordura vegetal. “Temos o conceito de que a gordura vegetal é saudável, mas ela é uma gordura trans”, orienta Aline.

Outro ingrediente presente na composição do biscoito é a margarina. “A margarina é uma gordura saturada. Ela é uma gordura inventada. O corpo não metaboliza esse tipo de gordura. Então, é onde aumenta o colesterol, gordura no fígado, aumenta os triglicérides, enfim”, alerta Aline.

Dependendo do tipo, o biscoito integral pode apresentar mais de um tipo de açúcar. “O consumo excessivo desse tipo de alimento traz consequências que não são boas para ninguém. Independente do objetivo! O que importa é a saúde”, enfatiza a nutricionista.

A importância de acompanhamento de um profissional

Na hora de dar início a uma dieta, o bom é consultar um profissional para que ela seja montada de acordo com as necessidades do seu corpo. Além do mais, é uma excelente oportunidade para tirar todas as dúvidas em relação ao que pode ou não comer.

Nesse meio, o biscoito integral pode ser um dos temas discutidos. Você pode consultar o profissional sobre a quantidade, horários recomendados para o consumo e quais os alimentos que podem servir de substituto.

Como foi orientado anteriormente, o mais indicado é prestar sempre atenção no que diz os rótulos das embalagens. Daí, vale a dica da nutricionista Aline Moraes. “As pessoas focam muito na tabela nutricional, mas ela é muito vaga para quando você não sabe o que fazer com aquele tipo de informação”.

Veja também: Nutricionista ensina receitas rápidas com pão integral

Substitutos para o biscoito integral

Se a hora que bater aquela fome, você não quer ingerir o biscoito integral, existem muitos outros alimentos que podem substituí-lo sem nenhum dano para a sua dieta. Vale a pena ter mais essa informação, para o bem da sua dieta.

Alimentos como a batata doce, tapioca, aipim e bolacha de arroz integral, podem substituir a ingestão dos fatídicos biscoitos integrais. Quanto a isso, você pode ver com o seu nutricionista a melhor forma de inseri-los na alimentação.

Outra opção que faz muito bem a saúde e pode ser consumido sem qualquer restrição, diferente dos biscoitos integrais, são as frutas. Além de apresentar muitos nutrientes que podem ser aproveitados pelo corpo da melhor forma possível, elas também são fáceis de serem encontradas.

Curiosidade sobre o biscoito integral

Um estudo dinamarquês comprovou que pessoas que consomem alimentos integrais têm mais gases que as que não consomem este tipo de alimento. As informações são do site DailyMail.

Isso pode ser explicado pelo simples fato da dieta mais fibrosa levar mais tempo para ser digerida, fazendo com que o alimento fique acumulado no intestino. As fibras não são completamente digeridas, o que faz com que o corpo acumule os gases.

Como fazer biscoito integral saudável

Depois de conhecer todos os problemas que os biscoitos integrais industrializados podem trazer para a sua saúde e dieta, chegou a hora de aprender a fazer o seu próprio biscoito.

Diferente dos biscoitos encontrados nos supermercados, com essa receita, você sabe exatamente do que ele é feito. Além do mais, você já sai ganhando pelo fato de não ter nenhum conservante integrado a receita.

Ingredientes

  • 2 e meia xícaras farinha de trigo integral;
  • 170 g de manteiga sem sal em temperatura ambiente;
  • 3/4 de xícara de açúcar mascavo;
  • 2 gemas ligeiramente batidas;
  • 1 colher (de chá) de extrato de baunilha;
  • 1 colher (de chá) de fermento em pó;
  • 1 pitada de sal;
  • 2 colheres (de sopa) de leite desnatado (se necessário).

Modo de preparo

Pegue uma tigela média e comece acrescentando os ingredientes secos: farinha integral, o sal e o fermento. Misture bem e reserve. Com ajuda de outra tigela, coloque a manteiga em temperatura ambiente. Logo em seguida, acrescente o açúcar mascavo e misture bem.

Assim que os dois ingredientes estiverem bem unidos, acrescente as gemas e o extrato de baunilha. Quando tiver bem pastoso, aos poucos, você vai acrescentando a mistura com os ingredientes secos. Vá misturando até que todos os ingredientes fiquem homogêneos.

Caso a massa esteja esfarelando demais acrescente o leite, uma colher por vez. Divida a massa em quatro partes. Molde a massa em formato de bolas e achate. Envolva os discos individualmente com filme plástico e leve para a geladeira por no mínimo 30 minutos.

Passado esse tempo, polvilhe um pouquinho de farinha integral em uma bancada plana. Com ajuda de um rolo, abra a massa e corte os biscoitos no tamanho que desejar. Acomode os biscoitos na forma, respeitando a distância de dois centímetros entre eles.

Aqueça o forno a 200ºC e polvilhe um pouco de açúcar mascavo no fundo de duas formas grandes. Leve os biscoitos para assar por aproximadamente 10 minutos, até ficarem com as laterais douradinhas.

Deixe esfriar e os biscoitos integrais caseiros estão prontos para serem consumidos.

O artigo Biscoito integral engorda? Saiba faz parte do conteúdo do Remédio-Caseiro.


Source link

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*