Benefícios das lentilhas para a saúde

Conheça os benefícios das lentilhas, cujo nome científico é Lens culinaris. São leguminosas presentes na alimentação de muitas culturas devido a seu importante teor de nutrientes essenciais.

Acredita-se que sejam originárias do sudoeste da Ásia, ainda que seus cultivos tenham se estendido por todo o mediterrâneo, América e muitos outros lugares do mundo.

Pobres em calorias e ricas em fibras, aminoácidos e antioxidantes, são um grande complemento alimentar que pode oferecer múltiplos benefícios ao organismo.

Apesar de poderem ser encontradas em diferentes variedades, todas se caracterizam por ser uma fonte importante de vitaminas, minerais e carboidratos que, dentre outras coisas, ajudam a manter um nível ótimo de energia.

Tendo em conta que muitos ainda ignoram suas propriedades, a seguir queremos compartilhar 8 boas razões para adicioná-las à dieta.

Principais benefícios das lentilhas

1. Previnem a prisão de ventre

Os benefícios das lentilhas são notáveis no que diz respeito à saúde digestiva.

  • Suas fibras dietéticas apoiam o processo de digestão dos alimentos e promovem a atividade do intestino para uma eliminação ótima dos rejeitos.
  • Servem como alimento das bactérias saudáveis do cólon e, como se fosse pouco, evitam os episódios crônicos de prisão de ventre.

2. Ajudam a reduzir a glicose do sangue

Diferentemente das fontes de carboidratos simples, as lentilhas são úteis nos processos que regulam a glicose do sangue.

  • Seus carboidratos de absorção lenta, dentre os quais se destaca o amido, apoiam os processos que transformam os açúcares em fontes de energia, diminuindo o risco de diabetes.

3. Melhoram a saúde cardiovascular

Saúde cardiovasvular

Esta variedade de leguminosas não tem colesterol e nem gorduras saturadas, o que faz com que sejam saudáveis para o coração e as artérias.

  • Contam com uma pequena quantidade de ácidos graxos poli-insaturados, os quais ajudam a remover os lipídios daninhos que formam placas nas artérias.
  • Sua fibra reduz a absorção de gordura e colesterol no intestino, evitando transtornos como a hipercolesterolemia.

4. Favorecem a formação de massa muscular

Não é estranho que este alimento faça parte da dieta dos atletas e amantes do fitness, visto que seu consumo é benéfico para a formação e fortalecimento da massa muscular.

  • Contém proteínas de alto valor biológico, as quais favorecem a recuperação dos músculos depois de fazer atividade física de alto impacto.
  • Seus carboidratos de absorção lenta aumentam o nível de energia e melhoram o rendimento esportivo.

5. Combatem a anemia

Médico examinando mulher com anemia

As lentilhas oferecem uma quantidade significativa de ferro, magnésio e zinco, minerais essenciais que ajudam a recuperar a saúde nos pacientes com anemia.

  • Estes participam na formação de glóbulos vermelhos no sangue, os quais diminuem quando essa doença ocorre.
  • Sua absorção em quantidades adequadas apoia o trabalho celular e reduz os sintomas da fadiga.

6. Apoiam a perda de peso

Ainda que não seja correto pensar que as lentilhas fazem milagres para perder peso, é bom saber que elas são de grande apoio durante este processo.

  • Por serem um alimento pobre em calorias e rico em nutrientes, são um grande complemento para perder peso sem passar fome ou sofrer deficiências nutricionais.
  • Seu conteúdo de gordura é quase nulo, por isso podem ser consumidas sem medo de engordar.
  • Sua fibra ajuda a prolongar a sensação de saciedade, peça chave para frear a ansiedade por comer.

7. Protegem o sistema nervoso

Sistema nervoso

Adicionar este alimento no plano de alimentação é ideal para evitar transtornos no sistema nervoso.

  • Seu alto teor de vitaminas do complexo B melhora a conexão das células nervosas, diminuindo sua deterioração pela ação dos radicais livres.
  • Ajuda a prevenir o nervosismo e promove a liberação dos hormônios do bem-estar.

8. Cuidam da saúde da pele e do cabelo

As vitaminas, minerais e aminoácidos deste ingrediente influenciam, de algum modo, no cuidado da pele e do cabelo.

  • Sua assimilação melhora o processo de regeneração celular, o que é chave para prevenir o envelhecimento precoce.
  • São úteis para acelerar a recuperação da pele em casos de feridas, já que contêm proteínas e vitamina E.
  • Seus minerais essenciais fortalecem o cabelo e previnem a queda excessiva.

Agora que você já conhece os benefícios das lentilhas para o seu corpo, anime-se a adicioná-las em seu plano de alimentação no mínimo 2 vezes por semana.

Tenha em conta que, ainda que sejam muito benéficas, não são aconselhadas em casos de gota, artrite ou problemas derivados do ácido úrico, devido ao seu teor de purinas.


Source link

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*