Benefícios da maçã – Remédio Caseiro

A maçã é uma fruta super nutritiva e fácil de consumir. Isso porque ela é rica em fibras, minerais e vitaminas. Além disso, a maçã é um alimento fácil de ser transportado, o que a torna preferida quando o assunto é fazer um lanche rápido no trabalho, na rua ou na escola. Mas os benefícios dessa fruta não acabam por aqui.

Neste artigo, Cyntia Maureen, nutricionista e consultora da Superbom, empresa alimentícia especializada na fabricação de produtos saudáveis, esclarece as propriedades dessa fruta, fala sobre os benefícios da maçã e dá dicas de consumo. Confira.

Porque a maçã deve ser consumida?

A maçã é uma fruta bem presente no cardápio dos brasileiros. Isso é uma grande vantagem, uma vez que ela contribui para a saúde e o bem-estar de quem a consome. Fique sabendo agora porque a maçã traz benefícios.

A maçã é uma ótima aliada de quem quer emagrecer (Foto: depositphotos)

É saborosa

Um dos primeiros benefícios da maçã é o seu sabor. Isso comprova que é possível se alimentar bem sem agredir ao paladar. A fruta fica bem em sucos, vitaminas, saladas e in natura. As crianças, em especial, adoram o seu sabor, uma vez que ela tem elementos que a tornam doce e deliciosa.

Emagrece

A maçã é uma ótima aliada de quem quer emagrecer. É o que explica a nutricionista Cyntia Maureen: “rica em antioxidantes, é uma grande aliada das dietas de emagrecimento, pois, um componente de sua casca, chamado de ácido ursólico, está relacionado a um menor risco de obesidade, uma vez que ele aumenta a queima de calorias e ajuda a desenvolver músculos e massa magra”.

Controla a fome

Sabe aquela fome insaciável que você sente entre os intervalos das principais refeições? Isso pode ser amenizado com o consumo da maçã, por conta da considerável presença de fibras na sua composição. “Ela contém, aproximadamente, 85% de água e em torno de 50 calorias para cada 100g”, explica a especialista.

Veja também: É possível emagrecer comendo maçã?

Previne doenças cardíacas

Dá para imaginar que o consumo da maçã previne doenças cardíacas? Isso mesmo! Por conta dos minerais presentes na fruta, o organismo consegue prevenir o colesterol alto, principal causa dos problemas do coração. Além disso, a maçã “possui, ainda, uma propriedade adstringente excelente para a garganta e cordas vocais e evita problemas do sistema nervoso”, ressalta Maureen.

Combate infecções

A maçã é rica em vitamina A. Esse elemento é eficiente contra infecções e reforça a imunidade, pois ele atua nas células que naturalmente defendem o nosso organismo contra invasores, como a pele e mucosas. Some-se a isso, a capacidade de a vitamina A em melhorar aspectos relacionados à nossa visão, pois protege a córnea.

Inibe os radiciais livres

A maçã contém vitamina C. Por conta disso ela traz inúmeros benefícios para a nossa saúde, como combater os radiciais livres, vilões do envelhecimento precoce, e suprimir gripes e resfriados. “Porém, para aproveitar tudo de bom que a maçã oferece, é preciso aliar o consumo da mesma com uma alimentação saudável e prática de atividades físicas”, lembra Cyntia Maureen.

Substitui o açúcar

Por ser doce naturalmente, a maçã pode substituir o açúcar industrializado. Isso é maravilhoso para quem quer fugir da toxidade desse ingrediente processado. Sempre que você for fazer um suco de folhas verdes, por exemplo, você pode utilizar a maçã para dar um gosto mais doce para a receita. Inclusive, a nutricionista ensina como fazer açúcar de maçã.

Como fazer açúcar de maçã?

Você sabia que é possível fazer açúcar de maçã? A receita é da nutricionista consultora da Superbom Cyntia Maureen.

“Para fazer o açúcar de maçã, corte a fruta, retire as sementes, mas mantenha a casca. Bata em um liquidificador ou processador de alimentos em pequenos pedaços, adicionando água suficiente para formar um purê. Desidrate a mistura a 60ºC em um forno e então deixe esfriar. Em seguida, bata o purê desidratado em um liquidificador até virar pó. Guarde em um recipiente hermético”, ensina a especialista.

Veja também: Conheça a água detox de maçã e canela para acelerar o metabolismo

Como escolher a maçã ideal?

Para usufruir das vantagens nutricionais da maçã é preciso escolhê-la bem

Opte pelas frutas com casca lisa, firme e sem manchas (Foto: depositphotos)

Mas para aproveitar todos os benefícios da maçã para a sua saúde, você deve levar em consideração alguns aspectos na hora de comprar a sua fruta. Maureen também explica como usufruir de todas as vantagens nutricionais desse alimento.

“Procure pelas maçãs mais lisas e firmes, sem manchas. Não se esqueça de observar a cor, pois quanto mais vermelha a casca mais doce será a fruta,  e também de lavar muito bem antes do consumo para retirar qualquer resíduo tóxico”, indica.

Como incluir a maçã na sua rotina alimentar?

A maçã é uma fruta excelente para ser consumida in natura. Isso graças ao seu formado e casca protetora. Contudo, você pode variar na forma como a ingere para contar com todos os benefícios da maçã.

Sucos

A maçã pode trazer benefícios também se consumida na forma de suco

Inclua o consumo diário da fruta através de sucos (Foto: depositphotos)

Sucos são ótimos para manter a hidratação em dia, principalmente quando eles são integrais e não contam com a adição de açúcar, conservante, corantes ou aromatizantes. Você pode colocar a maçã nos tradicionais sucos de folhas verdes escuras, junto à couve, espinafre, acelga e rúcula, por exemplo.

Experimente também misturar a maçã ao suco de cenoura e beterraba. E lembre-se de não retirar a casca, pois ela é rica em pectina, substância que ajuda a reduzir o colesterol no sangue e prevenir alguns tipos de câncer.

Veja também: Pele e cabelos danificados? Use já o incrível vinagre de maçã

Desidratadas

Você pode aproveitar os benefícios da maça através de snacks desidratados

Os snacks de maçã podem ser encontrados em mercados (Foto: depositphotos)

Certamente você já viu alguns snacks de maçã. Eles podem ser encontrados em mercados, mas também podem ser feitos em casa preaquecendo o forno por 10 minutos na temperatura mais baixa.

Em seguida, coloque as fatias bem fininhas da fruta em uma forma forrada com papel manteiga. Aumente a temperatura para 180º, mantenha a porta do forno semi-aberta por 15 minutos de um lado e mais 15 do outro. Se quiser, polvilhe açúcar e canela.

Como você leu, os benefícios da maçã são muitos para a nossa saúde e bem-estar. Por isso, leve em conta as ponderações da nutricionista contidas neste artigo e tenha uma vida mais saudável. 


Source link

Loading...

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*