Benefícios da gelatina na dieta regular

Conheça os principais benefícios da gelatina, um espessante natural que pode ser utilizado na culinária para elaborar sobremesas, doces e uma ampla variedade de receitas.

Trata-se de uma substância incolor e semi-sólida que, por sua composição nutricional, oferece interessantes propriedades ao organismo.

É obtida a partir do processamento dos tecidos conectivos de animais, sendo rica em colágeno, aminoácidos e vitaminas e minerais.

É usada com fins medicinais há centenas de anos, mas muitas pessoas ainda a consideram uma simples guloseima.

Por esse motivo, neste artigo vamos compartilhar 6 boas razões para incluí-la em sua dieta regular como aliada para promover o bem-estar.

Não perca!

Os principais benefícios da gelatina

1. Melhora a saúde digestiva

A gelatina faz parte do grupo de alimentos hidrófilos, ou seja, daqueles cuja composição atrai os líquidos, inclusive depois de cozido.

  • Essa propriedade a torna uma boa aliada para a saúde digestiva, já que retém os sucos gástricos para promover a digestão dos alimentos.
  • Sua assimilação pelo organismo ajuda a melhorar o movimento intestinal, evitando problemas crônicos como a prisão de ventre.
  • Por seu teor de glicina, é ideal para restaurar a mucosa do revestimento estomacal, evitando úlceras e gastrite.

2. Ajuda a desintoxicar o fígado

Existem muitos alimentos saudáveis, bons para estimular a limpeza do fígado, mas é bom saber que a gelatina também é uma grande opção para esse processo.

  • A glicina, um de seus aminoácidos essenciais, ajuda a remover as toxinas que afetam seus tecidos, dificultando seu bom funcionamento.
  • Essa substância essencial apoia a atividade de todos os órgãos excretores do organismo, sendo necessária para limpar o sangue.
  • Sua absorção freia os efeitos nocivos dos radicais livres, ajudando a reparar os danos celulares.

3. Diminui a inflamação

Pernas inchadas por retenção de líquidos

Os aminoácidos essenciais que a gelatina contém podem ajudar a equilibrar os processos inflamatórios do corpo, diminuindo a severidade de algumas doenças crônicas.

  • A glicina, seu principal aminoácido, é um anti-inflamatório que, entre outras coisas, diminui a incidência de processos infecciosos.
  • Essa substância, unida a seus antioxidantes, repara os tecidos danificados e ajuda a evitar ataques bacterianos.
  • Cabe mencionar que, por seu alto teor de proteínas de alto valor biológico, é um alimento que minimiza as dores ósseas e articulares, sobretudo quando se originam pelo desgaste das cartilagens e ligamentos.
  • Assim, ao adicionar a gelatina à dieta, também reduzimos o risco de artrite e osteoartrite.

4. Aumenta seu nível de energia

Apesar de ser um alimento com baixo teor de calorias, a gelatina é um energético natural que pode ajudar a melhorar a produtividade física e mental, sobretudo quando surge a fadiga ou o cansaço matinal.

  • É composta por cerca de 90% de proteínas de alta qualidade, que aumentam o nível de energia, otimizando as funções metabólicas do corpo.
  • Sua assimilação contribui para melhorar a formação de massa muscular e, além disso, melhora o rendimento nos exercícios.
  • O melhor é que as células as aproveitam com mais facilidade, já que seus aminoácidos não são de difícil absorção.

5. Ajuda a pegar no sono

Mulher dormindo

As pessoas que têm dificuldades para dormir bem podem solucionar o problema consumindo um pouco de gelatina como parte de sua alimentação.

  • Esse ingrediente está repleto de aminoácidos que ajudam a melhorar a produção de melatonina, um tipo de hormônio associado à boa qualidade do sono.
  • Também oferece minerais que ajudam a relaxar os músculos, diminuindo o aparecimento de câimbras noturnas.

6. Fortalece o sistema imunológico

A gelatina é um dos alimentos que podem ser utilizados nos hospitais e centros de saúde para ajudar na recuperação dos pacientes.

Durante anos, foi recomendada como complemento nutricional para aliviar problemas comuns.

  • Isso por causa de seu alto teor de vitaminas C e D, além de minerais como cálcio e fósforo, que melhoram as funções imunológicas do corpo.
  • Esses nutrientes essenciais, além de suas proteínas, participam da formação de anticorpos para lutar contra os agentes patogênicos que causam doenças.
  • Não contém nem gorduras nem colesterol, sendo uma maneira ideal de prevenir a gripe, o resfriado e outros incômodos associados à imunidade baixa.

Você já conhecia esses benefícios da gelatina? Se a considerava uma simples sobremesa, leve em conta que ela tem muito a oferecer a sua saúde.

Consuma-a regularmente, de preferência sem acrescentar corantes nem açúcares.


Source link

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*