Benefícios da água de abacaxi que você deve aproveitar agora mesmo

Conheça os benefícios da água de abacaxi, uma fruta tropical deliciosa valorizada desde a antiguidade por sua versatilidade na cozinha e seu alto valor nutricional.

São atribuídas a ele propriedades diuréticas, digestivas e anti-inflamatórias, chaves para prevenir e tratar uma ampla variedade de problemas.

Conta com um alto teor de fibras, fitoesterois e bromelina, três substâncias essenciais que promovem a eliminação das toxinas retidas no corpo.

Também é uma fonte natural de poderosos antioxidantes que protegem as células diante do dano causado pelos radicais livres do ambiente

Como se isso não bastasse, é uma fruta pobre em calorias, ideal para complementar a alimentação daqueles que estão tentando perder peso de forma saudável.

Além disso, tanto sua polpa quanto suas cascas podem servir para preparar bebidas naturais que permitem aproveitar ao máximo todos os seus benefícios.

Nesta ocasião queremos compartilhar em detalhes todos os seus benefícios e uma receita simples para prepará-la em casa.

Benefícios da água de abacaxi

1. Fortalece o sistema imunológico

A água de abacaxi concentra altas doses de vitamina C, um nutriente essencial para o fortalecimento do sistema imunológico.

Seu consumo em jejum diminui o risco de infecções virais e outras patologias associadas aos vírus, às bactérias e aos fungos.

2. Depura o fígado e o cólon

As enzimas digestivas e os antioxidantes do abacaxi estimulam o funcionamento hepático para evitar as dificuldades durante o processo de eliminação das toxinas.

Suas qualidades depurativas facilitam a filtragem do sangue, ao mesmo tempo em que aumentam a oxigenação celular e estimulam a expulsão dos rejeitos.

Também exerce um leve efeito laxante no intestino, de modo que melhora sua motilidade e evita o desenvolvimento da prisão de ventre.

3. Boa para a tireoide

Problemas na tireoide

A água de abacaxi contém iodo e outros minerais essenciais que apoiam o bom funcionamento da glândula tireoide.

Seu consumo regular diminui o risco de transtornos da tireoide e, nos pacientes doentes, contribui para controlar alguns de seus sintomas.

A bromelina, seu composto ativo, previne o desenvolvimento de doenças autoimunes, as quais estão associadas à disfunção da tireoide.

4. Controla a inflamação

A bromelina, uma enzima digestiva contida no abacaxi, tem um poderoso efeito anti-inflamatório que beneficia os tecidos e os demais sistemas do corpo.

Seu consumo regular melhora a qualidade de vida dos pacientes com transtornos inflamatórios como a artrite e as doenças ósseas.

Também é uma boa aliada para deixar o abdômen seco, já que controla a inflamação intestinal e o excesso de produção de gases.

5. Combate a retenção de líquidos

Retenção de líquidos

A retenção de líquidos é um transtorno que aumenta o risco de desenvolvermos doenças crônicas, como a hipertensão arterial e a artrite.

Apesar de o tratamento implicar algumas mudanças no estilo de vida, o consumo diário de água de abacaxi pode apoiar sua recuperação.

Esta bebida tem efeitos diuréticos que melhoram o funcionamento renal e os processos encarregados de regular os líquidos dos tecidos.

6. Previne as infecções urinárias

A bebida natural de abacaxi é um excelente remédio contra as infecções que afetam as vias urinárias.

Visto que aumenta a produção de urina e melhora o funcionamento renal, seu consumo facilita a destruição dos patógenos que causam este tipo de doença.

Além disso, exerce um leve efeito alcalino, por isso altera o ambiente de que estes micro-organismos necessitam para se proliferar.

Como preparar a água de abacaxi?

Água de abacaxi

Agora que você já conhece todos os benefícios da água de abacaxi, chegou a hora de prepará-la.

Com o seu consumo regular você poderá complementar a ingestão recomendada de água para melhorar a saúde e manter o corpo hidratado.

De fato, é uma forma mais saudável de beber, já que além de água também proporcionará ao corpo muitos nutrientes essenciais.

Ingredientes

  • 1/2 abacaxi com casca
  • 1 litro de água

Instruções

  • Corte o abacaxi em pedaços pequenos, sem retirar a casca.
  • A seguir, coloque os pedaços em uma panela com um litro de água e ponha para ferver, para logo diminuir para fogo baixo.
  • Depois de cinco minutos, desligue e espere que repouse por duas horas.
  • Passe a bebida por uma peneira e consuma.
  • Evite adicionar açúcar ou outros tipos de adoçante.

Modo de consumo

  • Consuma um copo da bebida em jejum e distribua o restante em outras doses durante o dia.

Como você pode notar, são muitos os benefícios da água de abacaxi.

Não deixe de adicioná-la à sua dieta regular para aproveitar todas as suas propriedades!


Source link

Loading...

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*