Aprenda como escolher corretamente o melhor caju

Como escolher o melhor fruto na feira ou supermercado? Quais características devo observar? Veja algumas dicas para escolher caju corretamente

Além de saborosas, as frutas são alimentos muito nutritivos que proporcionam uma série de benefícios à nossa saúde.

Versáteis, elas podem ser consumidas in natura ou como um ingrediente no preparo de sobremesas, pratos diversos, bebidas etc. Com uma enorme variedade de cores e formas, as frutas devem fazer parte do cardápio de todos que buscam nutrir o organismo de maneira adequada, fornecendo os nutrientes essenciais para a saúde geral do corpo.

Muitas pessoas têm a seguinte dúvida: e na hora da feira, como escolher o melhor fruto? Quais características devo observar? Neste artigo, saiba como escolher corretamente o melhor caju na hora da compra.

Foto: depositphotos

Como escolher o melhor caju?

Na hora de comprar caju, você deve observar a cor e outras condições do fruto. Se o caju estiver no momento certo de ser levado para casa, a sua coloração deve ser amarela-avermelhada, próximo do laranja.

Pegue o caju em sua mão e toque o fruto levemente, a fim de certificar-se de que ele não está murcho, amassado e nem com picadas de inseto. A casca deve estar bem lisa, sem manchas.

Benefícios do caju

Nativo do Brasil, o caju é um alimento rico em vitaminas B3 e C e proporciona diversos benefícios à nossa saúde. O caju também é conhecido como um pseudofruto, pois a fruta não é a sua parte carnosa e suculenta, e sim a sua hasta, chamada de castanha-de-caju.

Confira a seguir alguns benefícios proporcionados pelo caju:

  • Graças a sua elevada concentração de vitamina C, o caju fortalece o sistema imunológico e tem efeito antioxidante no organismo;
  • A polpa do caju é recomendada no tratamento de casos reumáticos e problemas de pele, devido às suas propriedades depurativa e tônica;
  • Devido à quantidade de licopeno e betacaroteno, o caju auxilia na prevenção do câncer de próstata e pulmão. Existem também alguns estudos que pretendem comprovar o uso da fruta no tratamento do câncer de mama e boca.
  • Rico em fibras, o caju ajuda no bom funcionamento do intestino e proporciona sensação de saciedade, sendo recomendado para os indivíduos que desejam ou necessitam perder peso;
  • A fruta também possui gorduras monoinsaturadas que protegem o coração e reduzem o nível elevado de triglicérides. Por isso, o caju é recomendado para indivíduos que sofrem de doenças cardíacas e diabetes.

Source link