Aprenda como acertar ao escolher a banana quando for comprar esse fruto

A banana é facilmente encontrada a um preço acessível. Mas, você sabe como escolher a fruta? Ao comprar a fruta você precisa observar alguns aspectos.

A banana é uma das frutas mais populares do Brasil. Ela é um alimento rico em nutrientes que faz parte dos cardápios de bebês, crianças, adultos e idosos. Fonte rica em fibras, fósforo, triptofano, potássio, magnésio, cálcio e vitaminas A, C, B1, B2 e B6, a banana é facilmente encontrada a um preço acessível. Mas, você sabe como escolher a fruta? Aprenda agora!

Quando você for comprar bananas deve se prender aos seguintes aspectos:

Dicas para não errar na escolha

Cor

A banana é uma fruta bem versátil, pois ela não precisa ser colhida madura. Caso ela esteja verde, é só esperar um tempo que a mesma amadurece. Isso é uma grande vantagem na hora da compra, pois você pode comprar a fruta sem medo de perdê-la, pois tanto pode adquirir para consumo imediato (as mais amarelinhas), quando as mais verdosas para o consumo posterior. Por isso, a cor será obviamente o grande diferencial na hora da escolha.

Foto: depositphotos

Consistência

Se você estiver procurando pelo fruto já maduro, além da cor, você tem que observar a textura da banana. Para isso, você aperta a fruta, caso ela esteja mole demais, descarte-a. O ideal é que a mesma esteja firme.

Manchas

As manchinhas na casca também podem indicar se a banana já está saindo do ponto. Caso tenham muitos pontinhos pretos ou marrons na casca é sinal que a fruta está madura. Uma casca uniforme toda amarelinha indica que a fruta ainda não está pronta para ser consumida crua. Todavia, manchas em demasia indicam que a banana já está passando do ponto.

Quais os tipos de banana que existem?

Um detalhe que dificulta na hora da compra é que existem muitos tipos de banana no mercado. A depender da espécie, algumas características mudam e você precisa conhecê-las para usufruir melhor dessa fruta tão versátil.

– Banana Nanica: essa é a mais popular em nosso país. Ela pode funcionar como laxante e como o próprio nome já diz é pequena;

– Banana Prata: ela dura bastante, pois seu interior é mais duro. Por isso mesmo ela é mais consumida em forma de doces e na versão frita;

– Banana Maçã: como o próprio nome diz, ela tem um aroma parecido com uma maçã. De fácil digestão, ela é indicada para o consumo de bebês em fazes de introdução alimentar e para idosos.

– Banana da Terra: essa é também conhecida como banana comprida. Ela é a maior de todas as espécies vendidas no Brasil, e uma das mais ricas em nutrientes. Entretanto, ela não é consumida crua, pois ela tem uma polpa bem consistente. A maioria das pessoas a utiliza cozida ou frita.


Source link