Loading...
DOENÇAS

Amiloidose: a nova doença rara que danifica os órgãos


A amiloidose é considerada raríssima e que se caracteriza pelo acúmulo anormal da proteína em órgãos e tecidos celulares

A amiloidose é uma doença considerada raríssima que se caracteriza pelo acúmulo anormal da proteína em diversos órgãos e tecidos celulares. A consequência dessa aglomeração são doenças que afetam o coração, sistema nervoso e gastrointestinal, fígado, rins e baço.

As causas da amiloidose podem ser fatores genéticos, consequência de doença inflamatória, da idade avançada ou resultado de diálise prolongada.

Especialistas da Universidade Clínica de Navarra, Espanha, começaram uma investigação para tratar pessoas que sofrem da doença. Os portadores de amiloidose têm uma sobrevivência média que varia entre seis meses e quatro anos, com as principais causas de morte cardíaca ou insuficiência renal.

Foto: depositphotos

Loading...
>

“Atualmente, o tratamento convencional impede que se formem novos depósitos. No entanto, a grande novidade é uma nova droga que, além de evitar a formação de novos depósitos, elimina os já formados para que o órgão vital afetado volte a funcionar corretamente”, disse o hematologista  e investigador principal deste estudo, Ramon Lecumberri, em entrevista divulgada na CNN Espanhol.

O teste feito pelos especialistas é dirigido para pacientes que sofrem de amiloidose AL (primária) e que tenham sido recém diagnosticados com a doença. Os especialistas consideram a enfermidade como algo árduo, porque é “difícil pensar sobre isso”, por ser um problema bastante raro: dez novos casos são diagnosticados a cada ano por milhão de habitantes.

No Hospital Universitário de Navarra, existem uma unidade voltada especialmente para a amiloidose. No espaço estão integrados especialistas nas áreas de hematologia, cardiologia, medicina interna, nefrologia e equipe de neurologia, todos juntos trabalhando para oferecer ao paciente um tratamento inclusivo e individualizado de acordo com as suas necessidades.



Source link

Loading...







Loading...