Alimentos que aumentam a pressão arterial

Saiba quais são os alimentos que aumentam a pressão arterial, a força com a qual nosso sangue é bombeado para o resto do corpo.

Ainda que sempre se encontre em mudanças constantes, podem ocorrer aumentos em seus níveis, conhecidos como hipertensão, ou quedas, que são chamadas de hipotensão:

  • Quando os valores passam de 140 mm Hg e 90 mm Hg pode-se considerar hipertensão.
  • Quando os valores marcam abaixo de 100 mm Hg e 60 mm Hg, estamos na presença de uma hipotensão.

As pessoas que sofrem de hipertensão tendem a precisar de medicação, enquanto os pacientes que sofrem de hipotensão não.

Ambos os extremos são prejudiciais para a nossa saúde cardíaca e uma alimentação correta é indispensável para manter os níveis estáveis.

Se você precisa controlar a hipertensão ou aumentar a pressão de forma natural, hoje compartilharemos quais são os 8 alimentos que aumentam a pressão arterial. Confira!

Alimentos que aumentam a pressão arterial

1. Sal

O sal é um dos alimentos que aumentam a pressão arterial de forma mais efetiva.

Caso você sofra de hipertensão, o mais recomendável é reduzir o uso do sal em suas refeições.

Do contrário, se você sofre hipotensão, é indicado aumentar o consumo de sal em suas refeições, mas claro, sem se exceder.

As conservas são uma excelente fonte de sal caso você apresente uma baixa pressão brusca.

2. Oleaginosas

As oleaginosas como as nozes, amêndoas e avelãs são uma excelente fonte de vitamina B, indispensável para manter os níveis da pressão arterial.

Um baixo consumo de alimentos que contenham esta vitamina pode gerar quedas de pressão muito mais frequentes.

Além das oleaginosas, você pode encontrar a vitamina B em ovos, cereais e laticínios.

3. Embutidos

Os embutidos aumentam a pressão arterial

Os embutidos como as salsichas, a linguiça e o presunto são conhecidos por conter altos níveis de sal e gordura, muito indicados para as pessoas que sofrem de hipotensão.

Caso você sofra de hipertensão, é bom levar isso em conta para evitar este tipo de alimento e prevenir os aumentos bruscos da pressão arterial.

Por outro lado, é importante destacar que em qualquer um dos casos, não é recomendável se exceder em seu consumo, já que têm um teor importante de gordura.

4. Café ou chá

As bebidas como o café, o chá e inclusive os refrigerantes aumentam a frequência cardíaca e, em consequência, aumentam a pressão arterial.

Nas pessoas com hipotensão é recomendável consumir uma ou duas xícaras de café por dia para manter a pressão em níveis normais.

Por outro lado, as pessoas com hipertensão devem reduzir seu consumo para evitar descontroles.

Em qualquer um dos casos anteriores é importante controlar o consumo de cafeína, principalmente proveniente do café, para evitar o surgimento de taquicardia.

5. Chocolate

O chocolate aumenta a pressão arterial

Graças ao seu teor de teobromina, o chocolate é excelente para melhorar a frequência cardíaca.

O mais recomendável é consumir um ou dois pedaços de chocolate amargo ou com, pelo menos, 70% de cacau pela manhã.

Este contém menos gorduras e oferece muitos benefícios para a saúde. Para as pessoas hipertensas a melhor opção é reduzir seu consumo.

6. Carne

A carne é uma opção muito indicada se você sofre de um episódio grave de hipotensão. Preferencialmente se for vermelha e com alto teor de gordura.

Porém, é realmente importante não exagerar em qualquer um dos casos para evitar complicações maiores, como problemas de colesterol ou triglicerídeos.

Para aqueles pacientes com um diagnóstico de hipertensão, o melhor é optar por carnes magras e reduzir seu consumo a 1 ou 2 vezes por semana.

7. Bebidas energéticas ou com eletrólitos

As bebidas energéticas aumentam a pressão arterial

São excelentes para aumentar a pressão arterial. Graças ao seu alto teor de potássio, magnésio e sódio, são ideais para aumentar a pressão em casos de hipotensão.

8. Álcool

Aqui nos referimos especificamente ao vinho. Foi comprovado que tomar uma taça de vinho por dia é muito benéfico para a saúde.

Assim, é recomendável para os pacientes com hipotensão. Se você tem este problema, pode optar por sua taça de vinho diária

Se, pelo contrário, você sofre de hipertensão, o melhor é evitar ao máximo qualquer tipo de bebida alcoólica.


Source link

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*