Alimentos que aceleram o metabolismo e ajudam a emagrecer

O artigo Alimentos que aceleram o metabolismo e ajudam a emagrecer faz parte do conteúdo do Remédio-Caseiro.

O segredo para manter o metabolismo acelerado não está apenas na prática de exercícios físicos. Existem alguns alimentos, que além de fazerem bem ao organismo como um todo, também ajudam a deixá-lo ainda mais rápido.

O metabolismo acelerado ajuda o organismo a queimar calorias, consequentemente beneficia quem pretende emagrecer. Pessoas que possuem o metabolismo lento possuem dificuldade em queimar e armazenar energia, sendo mais fácil o ganho de peso.

Já quem possui o metabolismo acelerado, consegue emagrecer com mais facilidade porque o corpo utiliza as energias que foram armazenadas, queimando calorias para conseguir ter energia.

“O metabolismo fornece a energia que o organismo precisa para realizar determinadas funções, como respiração, circulação sanguínea e regeneração das células. As calorias dos alimentos que consumimos é combinada com oxigênio para liberar o combustível que o sistema precisa para seu funcionamento”, explica a nutricionista Cyntia Maureen, nutricionista e consultora da Superbom.

Alimentos que aceleram o metabolismo

Alguns alimentos possibilitam o aumento no metabolismo, como brócolis, aveia e laranja

O metabolismo acelerado ajuda o organismo a queimar calorias

Termogênicos

Os alimentos termogênicos desempenham perfeitamente essa função. Eles são capazes de aumentar a temperatura corporal, o processo metabólico e o gasto calórico do corpo durante a digestão. Isso resulta na queima de calorias e gorduras de forma muito mais rápida.

Água

Além de hidratar e ser essencial na vida, o consumo diário da água também contribui para que o sangue transporte de forma mais eficiente o oxigênio para os músculos.

A água também auxilia na quebra de gordura, sendo essencial para quem pretende perder o peso. A nutricionista conta que uma ótima forma de ajudar a controlar o apetite é consumindo-a nos intervalos das refeições.

A falta de água não prejudica apenas a saúde, mas também interfere no metabolismo. O corpo fica mais lento e, consequentemente, perde menos calorias.

Aveia

A aveia é um alimento rico em fibras e que ajuda a proporcionar sensação de saciedade. O alimento ajuda a absorver de forma mais prolongada os nutrientes e ainda aumenta o tempo de digestão do organismo, além de diminuir a vontade de consumir doces.

Veja tambémTemperos que ajudam a emagrecer

Legumes

“São fontes de fibras, antioxidantes e ricos em cálcio, proteínas, ferro, potássio e vitaminas A, B e C. O ideal é consumi-los abundantemente antes das refeições, por possuírem baixa caloria, conferindo, assim, maior saciedade e melhora na absorção de seus nutrientes”, revela a profissional. Os legumes mais indicados são: brócolis, repolho, pimentão e berinjela.

Cereais integrais

A nutricionista indica substituir a farinha branca por alimentos integrais, pois isso irá aumentar a capacidade do organismo de absorver os nutrientes. Os cereais integrais são excelentes fontes de fibras, ácido fólico, vitamina e vários outros nutrientes que auxiliam na perda de peso e melhora a movimentação intestinal.

Vitamina C

De acordo com Cyntia, frutas como o limão e a laranja combatem a retenção de líquido. Já alimentos como brócolis, repolho e pimentão, que também são excelentes fontes de vitamina C, ajudam a queimar o excesso de gordura.

Lista dos principais alimentos termogênicos

Chá verde, chá branco, chá mate, água gelada, água de coco, café, canela, hortelã, cavalinha, soja, alho, cebola, pimenta, cominho, curry, maçã, laranja, vinagre, aspargo, sardinha, salmão, anchova, bacalhau, cenoura, gengibre, brócolis e repolho.

Como acelerar o metabolismo

Além do consumo desses alimentos, existem outras formas que ajudam a manter o metabolismo mais acelerado.

Veja também: Combata o sobrepeso: Nutricionista lista os alimentos aliados da redução de peso

Reduzir os alimentos ricos em açúcar e sódio

Os alimentos industrializados costumam conter muito sódio e açúcar, o que atrapalha diretamente a queima de gordura, pois deixam o metabolismo muito lento.

Pratique atividade física

Segundo a nutricionista Izabelle Coe é impossível conseguir aumentar o metabolismo sem praticar atividade física. Reserve, no mínimo, três dias por semana para se exercitar.

Não fique muito tempo em jejum

Apesar de funcionar para algumas pessoas, segundo Izabelle, de uma maneira geral, o jejum não costuma funcionar bem para o metabolismo e muitas vezes traz o efeito reverso.

Depois de passar muito tempo sem se alimentar, o indivíduo sentirá vontade de ingerir qualquer tipo de alimento, sem pensar muito na consequência e quantidade.

E quando isso acontecer, o organismo vai aproveitar essa “oportunidade”, depois de ter passado muito tempo sem comida, para armazenar o máximo de caloria que conseguir.

Veja também4 chás potentes para detonar a barriga saliente em poucos dias

Durma bem

De acordo com Coe, dormir é uma excelente forma de manter o metabolismo acelerado. “Durante a noite de sono, muitos sistemas e muitos hormônios e situações dentro do seu corpo acontecem que favorecem muito o aumento do metabolismo e a própria perda de gordura. Se você não dorme, é daqueles que têm muita insônia, você precisa tentar criar meios para conseguir dormir mais”.

A profissional sugere a prática de exercícios para (além dos demais benefícios), também ajudar diretamente a melhorar a noite de sono.

O artigo Alimentos que aceleram o metabolismo e ajudam a emagrecer faz parte do conteúdo do Remédio-Caseiro.


Source link

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*