Alimentos e bebidas que podem causar enxaqueca

Você sabia que existem alguns alimentos e bebidas que podem causar enxaqueca? Esta é uma das queixas que mais gera consultas médicas em todo o mundo.

A enxaqueca é um dos motivos de incapacidade mais recorrentes segundo os dados revelados pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Trata-se de uma dor forte e pulsante, em um ou ambos os lados da cabeça, quase sempre acompanhada de enjoos, visão turva e sensibilidade à luz.

A dor intensa pode durar alguns minutos, ainda que na maior parte das vezes permaneça por várias horas e inclusive dias.

Sua aparição está vinculada a fatores hereditários, assim como aos episódios contínuos de estresse, às  mudanças hormonais e a alguns estimulantes.

Porém, além destes, foi determinado que até 30% dos casos têm a ver com certos hábitos alimentares pouco saudáveis.

Inclusive, por sua composição e efeitos no corpo, há alguns alimentos e bebidas que podem causar enxaqueca.

Descubra quais são a seguir!

Alimentos e bebidas que podem causar enxaqueca

1. Manteiga de amendoim

A manteiga de amendoim é um alimento associado com as dores de cabeça e os contínuos episódios de enxaqueca.

Contém um aminoácido vasoativo chamado tiramina, que desencadeia este tipo de reação.

Também tem substâncias que desencadeiam reações alérgicas em alguns organismos, o que poderia afetar a inflamação e a circulação.

2. Cerveja

Ainda que durante décadas tenham atribuído a ela muitos benefícios medicinais, a cerveja pode causar fortes enxaquecas devido ao seu teor de tiramina e álcool.

Ambas as substâncias são estimulantes e podem gerar reações inflamatórias em vários tecidos do corpo.

Isto, somado ao fato de que seu consumo excessivo afeta o metabolismo, explica porque costuma piorar os sintomas da enxaqueca.

3. Vinho tinto

Benefícios de tomar vinho tinto

Uma taça de vinho tinto por dia oferece uma ampla variedade de antioxidantes ao corpo e, de fato, ajuda a melhorar a circulação.

Porém, não é algo recomendado para pacientes com suscetibilidade à enxaqueca e dores de cabeça comuns, visto que contém tiramina, fenóis e outros compostos que desencadeiam este tipo de doenças.

4. Queijo

É delicioso e sua textura facilita o preparo de muitas receitas. Apesar disso, quem tem enxaqueca deve reduzir ao máximo seu consumo, já que seus compostos tendem a piorar a intensidade dos sintomas.

Suas proteínas e gorduras aumentam a inflamação e dificultam o controle das dores de cabeça e incômodos oculares.

5. Carnes processadas

Carnes processadas

Todos os tipos de carnes processadas, curadas ou embutidas são inimigas de quem tem que lidar de forma contínua com este problema.

Estes alimentos têm aditivos como os nitritos e nitratos que, além de aumentarem o risco de câncer, aumentam a inflamação e o fluxo sanguíneo para o cérebro, o que resulta em fortes dores de cabeça.

6. Frituras e alimentos ricos em gorduras saturadas

As frituras e os alimentos ricos em gorduras saturadas desencadeiam reações inflamatórias em alguns tecidos e, muitas vezes, são os responsáveis pelos quadros de enxaqueca.

Ambos aumentam os níveis de colesterol e triglicerídeos no sangue, por isso aumentam o risco de pressão arterial alta e problemas cardiovasculares.

Além disso, dificultam os processos metabólicos e reduzem a capacidade do corpo de oxigenar de forma ótima as células.

7. Café em excesso

Xícara de café

O consumo excessivo de cafeína, seja através do café ou de outras bebidas, pode causar dores de cabeça comuns e enxaquecas.

Porém, não consumi-lo, especialmente quando o organismo está acostumado a uma pequena dose, também pode gerar esta reação negativa.

Portanto, não devemos tomá-lo em grandes quantidades e nem cortar por completo o consumo.

8. Chocolate

Uma pequena porção de chocolate por dia oferece antioxidantes ao nosso corpo e tem benefícios tanto para a circulação quanto para a saúde cognitiva.

Porém, apesar disso, quem o consome em grande quantidade tem um alto risco de sofrer dores de cabeça intensas como as da enxaqueca, já que ele altera a vasodilatação devido ao teor de tiramina.

9. Farinhas refinadas

Pão à base de farinhas refinadas

As farinhas refinadas e outras fontes de glúten estão vinculadas à piora dos sintomas nos pacientes com enxaqueca.

Esta proteína de difícil digestão causa desequilíbrios nos processos inflamatórios, gastrointestinais e metabólicos em quem sofre de intolerância.

Os pacientes intolerantes ao glúten ou com doença celíaca apresentam uma melhoria notável em suas dores de cabeça quando evitam o consumo deste tipo de comida.

Embora não sejam a única causa do problema, agora que você conhece estes alimentos e bebidas que podem causar enxaqueca, é conveniente limitar seu consumo para evitar que seus sintomas aumentem de intensidade.

Uma dieta saudável e o repouso podem ser muito úteis para enfrentar este problema.


Source link

Loading...

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*