Açúcar: Conheça as vantagens e desvantagens de cada tipo

O artigo Açúcar: Conheça as vantagens e desvantagens de cada tipo faz parte do conteúdo do Remédio-Caseiro.

Considerado um dos maiores vilões para a nossa saúde, o açúcar, apesar da sua má reputação, possui uma legião de fãs de seus deliciosos derivados. Há anos a indústria alimentícia trabalha com vários tipos de açúcares e outras substâncias adoçantes, a fim de encontrar uma alternativa saudável que tenha um sabor tão bom quanto o açúcar cristal, que é o mais utilizado em receitas de bolos, doces e até massas.

A sua fabricação se dá principalmente utilizando a cana-de-açúcar. No entanto, em algumas regiões, a beterraba também é utilizada como matéria prima. Em seus formatos líquidos, ambas as formas possuem respectivamente de 15 a 20% e de 14 a 18% de sacarose. Cerca de 80% do açúcar mundial é feito a base da cana.

A cana de açúcar é uma planta oriunda das regiões tropicais do sul e sudeste da Ásia e a primeira produção de açúcar cristalino conhecida começou no norte da Índia, no entanto, não existe uma data clara de quando se deu. Foi Cristóvão Colombo o responsável por trazer alguns exemplares da planta para o continente Americano, em 1492.

Escolher o tipo do açúcar que será usado no seu dia a dia vai dizer muito sobre a saúde do seu corpo
Loading...

Entre os mais famosos tipos de açúcar estão o cristal e o mascavo (Foto: depositphotos)

Hoje, encontramos esse tipo de produto em praticamente qualquer supermercado e de tantas variações que nem sabemos bem quais são os benefícios e malefícios de cada um deles. Confira a seguir as vantagens e desvantagens de cada tipo de açúcar:

Açúcar Refinado (Branco)

Também chamado de açúcar branco, o açúcar refinado é o mais comum nos supermercados. Como o próprio nome já diz, esse tipo de composto da cana-de-açúcar passa por processos, onde são adicionados químicos, como o enxofre, que dão a sua cor e sabor característico.

Loading...

Source link

Loading...

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*