A grande diferença entre alguém gostar de você e valorizar quem você é

Com certeza alguma vez você já confundiu amor e admiração. Realmente, acreditamos que estes dois conceitos andam de mãos dadas, desde que somos crianças.

Por exemplo, certamente você já se viu diante da situação de achar que, se não fizesse o desejo dos seus pais de tirar boas notas, eles deixariam de gostar de você.

Esta crença, ainda que você não acredite, afetou-lhe posteriormente em todas e em cada uma de suas relações.

A busca do amor à base do esforço

Loading...

O que é o amor para você? Talvez seja ver a outra pessoa sendo feliz ao seu lado, lutar a cada dia por esse amor, dar tudo de si, esforçar-se para construir um projeto em comum…

No fundo, é preciso fazer uma série de coisas para dar e receber amor.

No entanto, isso é algo adquirido em sua infância, e causa muito sofrimento e desgaste nos relacionamentos que mantém na vida adulta.

Assim, certamente você se pergunta como isso pôde acontecer e por que pode ocorrer com todas as crianças pequenas. A resposta se encontra nos pais.

Você percebe que existem pais que só expressam afeto e palavras amorosas quando o filho faz tudo certo ou como eles esperam? O que acontece se não for assim?

Ficam chateados, mostram-se decepcionados, e sentimos que falhamos com eles.

Descubra: 5 feridas emocionais da infância que persistem quando somos adultos

Com o passar dos anos, aprendemos a forjar relações baseadas no esforço, em que o outro cobra uma grande importância, enquanto nós ficamos à sua mercê.

Nossa felicidade começa a depender dos demais, de que nos valorizem, de que nos digam o bem que estamos fazendo.

A princípio tudo isso funciona, mas com o tempo, começa a causar sofrimento.

Valorizar não significa gostar

A grande diferença entre alguém gostar de você e valorizar quem você é

O fato de que você é valorizado não implica que gostem de você. Porque se você deixa de cumprir as expectativas dos outros e começa a ser “egoísta”, os demais resmungam e se afastam. Isso não é gostar, nem amar.

Loading...

Source link

Loading...