A armadilha da bajulação manipuladora

A bajulação manipuladora não é feita sem intenções nocivas, e sim com um interesse camuflado sob um elogio ou um comentário positivo.

Todo mundo gosta de ouvir que é bom em algo e o quão legais nós somos.

No entanto, existem momento nos quais nos deixamos levar por estes elogios, sem estarmos conscientes de que deveríamos abrir os olhos para perceber suas verdadeiras intenções.

Em certos casos, as pessoas com uma baixa autoestima precisam deste tipo de adulação. Elas usam estas como um reconhecimento de seus méritos, pois elas vivem da aprovação alheia.

No entanto, isso é perigoso, já que podem cair em uma terrível armadilha.

Estar consciente da bajulação manipuladora

Loading...

A seguir, mostramos alguns exemplos de situações reais onde a bajulação manipuladora está presente.

Você perceberá que, em mais de uma ocasião, nos deixamos levar por aquelas palavras bonitas que, na verdade, nos estão indicando até onde vamos em função do que o outro quer. 

Que pessoa legal você é! Então, posso pedir…

Isso é muito comum. Seguido de um elogio existe um pedido que, dificilmente você poderá refutar. Quando alguém lança uma palavra positiva e você nega o que lhe pedem, parecerá pouco educado.

Ou seja, se dizerem “você é tão legal!” e depois você se nega a fazer o que lhe solicitaram, então já não será tão legal e a outra pessoa se decepcionará.

Isso é o que as pessoas pretendem com este tipo de palavras. Sem estar consciente disso, se instalará em você um sentimento de culpa que o moverá para fazer o que o outro quer.

Você que é tão compreensivo, é verdade que tenho razão em…?

Mulhersendo acariciada por braço com fogo

Em algumas ocasiões, a armadilha da bajulação manipuladora acontece porque uma pessoa quer se sentir apoiada em determinada opinião que tem sobre uma situação.

Por exemplo, se alguém está fazendo uma crítica a um amigo afirmando que seus atos não estão certos por isso e por aquilo, utilizará um elogio antes de perguntar o que você pensa.

Depois de uma bajulação, será muito difícil não ficar do seu lado, mesmo que você saiba estar errado. No entanto, não quer decepcioná-lo.

Novamente, está presente uma manipulação disfarçada.

Loading...

Source link

Loading...