9 dicas pra deixar de comer carne sem carências nutricionais

As pessoas que decidem deixar de comer carne, seja pelo motivo que for, podem se sentir perdidas na hora de mudar a dieta.

Se a transição não for feita de maneira correta, as consequências para a saúde podem ser importantes, já que podem sofrer com carências nutricionais ou até ganhar peso em pouco tempo.

Neste artigo, daremos as chaves para deixar de comer carne com consciência e senso comum, para conseguir ter uma alimentação equilibrada e saudável.

Deixar de comer carne sem riscos para a saúde

Não há sentido em deixar de comer carne se, com essa medida, vamos deteriorar nossa saúde.

Essa decisão, que podemos tomar por convicção ou alguma doença, deve nos levar a uma maior consciência dos alimentos que ingerimos e dos nutrientes de que necessitamos.

Deixar de comer carne não é o mesmo que ter uma dieta 100% vegana.

  • Se apenas deixamos a carne, mas consumimos ovos, peixes ou laticínios, podemos tomar esse passo sem nenhum risco para a saúde.
  • No entanto, sempre recomendamos o acompanhamento de um nutricionista.

Loading...

1. As magníficas virtudes do ovo

O ovo é um superalimento muito completo que pode substituir perfeitamente qualquer outra proteína animal.

Ainda que, há anos, recomenda-se não abusar do ovo, hoje em dia pode ser consumido, inclusive diariamente, se não temos colesterol alto, sobretudo pessoas que não comem carne.

São uma excelente fonte de proteína e de gorduras saudáveis.

Recomendamos consumir ovos orgânicos. Basta abrir um ovo comercial e um orgânico para perceber a diferença entre ambos.

2. Cuidado com os laticínios

Muitas pessoas que deixam de comer carne podem se exceder no consumo de laticínios, como leite e queijo.

No entanto, esses alimentos podem ser mais prejudiciais do que acreditamos, e aumentar nossos níveis de colesterol, assim como causar problemas digestivos.

Podemos aproveitar para entrar no incrível mundo dos leites vegetais e combiná-los com os laticínios mais fáceis de digerir, como o iogurte e o ghee.

3. O perigo das farinhas

Outro dos erros das pessoas que começam essa dieta sem carne é o de abusar das farinhas, já que pizzas, pasta e doces podem ser uma alternativa fácil e rápida.

No entanto, não são uma boa opção, já que podem nos fazer engordar em pouco tempo e, além disso, contêm poucos nutrientes.

O que devemos aumentar é o consumo de legumes, saladas e sucos verdes, para conseguir altas doses de vitaminas e minerais, assim como de fibras, que nos farão sentir saciados.

Loading...

Source link

Loading...