9 alimentos que cuidam do seu fígado

O fígado é um dos órgãos mais importantes do nosso organismo. Para cuidar dele, manter uma boa alimentação é fundamental.

Se você tem problemas hepáticos ou quer preservar a saúde desta parte do corpo, saiba quais alimentos podem ajudar neste propósito.

1. O alho ajuda a cuidar do fígado

O alho é um dos alimentos mais saudáveis que podemos encontrar, já que, além de nos ajudar a eliminar toxinas, contém muitas substâncias saudáveis para o fígado.

  • Dentre estas destaca-se o selênio, um mineral que se encarrega de potencializar o efeito que os antioxidantes têm sobre o nosso organismo.
  • Além disso, o alho é rico em um aminoácido chamado arginina, fundamental para que se produza um relaxamento dos vasos sanguíneos e assim reduzir a pressão que acaba sendo exercida no fígado.
  • O alho é um alimento rico em vitamina B6, o que proporciona um efeito anti-inflamatório, e também em vitamina C, que se encarrega de proteger o organismo da oxidação e dos danos celulares.

Leia também: Alho roxo para prevenir problemas ginecológicos

2. Azeite de oliva

Loading...

O azeite de oliva é outro dos produtos saudáveis para seu fígado.

Sempre que consumido com moderação, proporciona uma base de lipídios que servem para absorver as toxinas nocivas que se encontram no organismo, e assim o fígado pode prosseguir com seu bom funcionamento.

3. Vegetais de folhas verdes

As verduras de folhas verdes, em geral, são todas ótimas para preservar a saúde do fígado. Este tipo de vegetal neutraliza os metais pesados, assim como os químicos e pesticidas que podem estar presentes nos alimentos.

Não deixe de adicionar em sua dieta alimentos como a rúcula, o espinafre ou a alcachofra. Estes farão com que o fluxo da bile aumente e lhe permitirão eliminar os resíduos do organismo.

As folhas de beterraba também ajudam a purificar o sangue de forma natural. Assim, aumentam a eficiência do funcionamento do fígado.

4. Chá verde

Chá verde para cuidar do fígado

O chá verde é rico em antioxidantes, principalmente em catequinas, substâncias orgânicas do grupo dos flavonoides que ajudam a proteger o organismo.

Loading...

Source link

Loading...

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*