8 alimentos ricos em cálcio para fortalecê-la

A saúde óssea é composta por uma estrutura complexa que, por meio da conexão de ligamentos, tendões e cartilagens, participa em várias funções vitais do organismo.

Sua principal função é, juntamente com as articulações e os músculos, dar suporte e mobilidade ao corpo para que possa realizar uma infinidade de atividades.

Somado a isso, também interfere na produção de glóbulos vermelhos e brancos e no armazenamento de uma quantidade importante de nutrientes.

No entanto, assim como ocorre com os demais sistemas do corpo, está exposta a uma grande quantidade de fatores que podem deteriorá-la ou adoecê-la.

Como consequência, são produzidos problemas e doenças que, por sua complexidade, são difíceis de tratar e afetam a qualidade de vida.

A boa notícia é que são condições que podem ser prevenidas com um bom estilo de vida e aumentando o consumo de determinados alimentos que ajudam a fortalecê-la.

Levando em consideração que muitos estão interessados, hoje queremos dedicar este espaço a 8 alimentos ricos em cálcio que beneficiam os ossos.

Descubra-os!

1. Ovos para fortalecer a saúde óssea

O ovo é um dos alimentos mais recomendados para manter uma boa saúde óssea, já que, além de vitaminas e minerais, contém aminoácidos essenciais.

A gema contém uma quantidade importante de cálcio cuja assimilação contribui para manter a densidade óssea.

No entanto, a maior parte deste mineral está presente na casca que, mesmo que não sejam tão agradáveis para o consumo, podem ser moídas e adicionadas em muitas receitas.

2. Espinafre

Este vegetal verde não só representa uma fonte importante de antioxidantes, como também é um dos que mais contém cálcio.

Cada 100 g de espinafre fresco (umas 3 xícaras) trazem cerca de 210 mg de cálcio, mesmo que esta quantidade possa ser reduzida durante o cozimento para uns 158 mg.

O ideal é incorporá-lo em vitaminas e saladas para desfrutar da totalidade de suas propriedades.

3. Peixe

Peixe para fortalecer a saúde óssea

Os peixes gordurosos são alimentos muito completos para o fortalecimento dos ossos, já que contêm cálcio e vitamina D.

Estes nutrientes essenciais são ideais para conservar a densidade óssea e, por outro lado, evitar a deterioração precoce dos ligamentos e tendões. 

Além disso, cabe mencionar que é uma das principais fontes de ácidos graxos ômega 3, um tipo de gordura saudável que combate a inflamação e o envelhecimento precoce.

Entre as variedades mais recomendadas cabe destacar:

  • Sardinhas
  • Salmão
  • Arenque
  • Bacalhau
  • Atum

4. Leite de soja

O leite de soja é uma das bebidas vegetais que tem ganhado fama como uma alternativa saudável ao leite de vaca.

Contém ácidos graxos essenciais, proteínas e fibras dietéticas que, em conjunto, conferem uma ampla variedade de benefícios para a saúde.

Também conta com uma interessante concentração de cálcio e, de fato, é assimilado com mais facilidade graças ao seu conteúdo de fitoestrogênio.

É um dos alimentos mais recomendados para as mulheres na etapa da menopausa, já que ajuda a controlar os sintomas e previne a perda de densidade óssea.

5. Cebola

Cebola para fortalecer a saúde óssea

A cebola é um alimento baixo em calorias que vem sendo recomendado durante muitas décadas como um aliado da saúde de todo o corpo.

Contém vitaminas, oligoelementos e aminoácidos que contribuem para fortalecer a saúde óssea e articular.

Seu teor de cálcio, além de antioxidante, evita o desgaste prematuro dos ossos e reduz o risco de osteoporose.

6. Grão-de-bico

O grão-de-bico é uma leguminosa pobre em calorias que traz entre 130 e 134 mg de cálcio para cada 100 g (meia xícara).

Sua ingestão, apoiada por uma alimentação balanceada, fortalece os ossos e reduz o risco de problemas inflamatórios. 

7. Queijo

Queijo para fortalecer a saúde óssea

O queijo, por ser um laticínio, é uma significativa fonte de cálcio que pode contribuir para fortalecer o sistema ósseo e evitar seu desgaste prematuro.

No entanto, dado que é rico em gorduras e calorias, seu consumo não deve ser excessivo nem regular.

8. Iogurte

O iogurte natural é um alimento que nos proporciona quantidades interessantes de vitamina D e cálcio, dois nutrientes essenciais para a saúde dos ossos.

Uma porção sem gordura pode trazer até 30% de cálcio e, somado a isso, também nos traz probióticos.

Isso quer dizer que, além de proteger a saúde óssea, é ideal para equilibrar a flora bacteriana do intestino.

Preocupado com a saúde de seus ossos? Adicione estes alimentos em sua dieta regular e ofereça ao seu corpo um extra de nutrientes para protegê-lo.


Source link