7 superalimentos que te ajudarão a depurar o fígado de forma natural

O fígado, junto com a vesícula  biliar, desempenha um papel muito importante para a saúde do nosso corpo.

Participa nas funções digestivas e intervém em processos vitais como a segregação de hormônios e o armazenamento de alguns nutrientes.

Faz parte dos chamados órgãos excretores, visto que filtra o sangue o tempo todo para remover as toxinas que vão se acumulando na corrente.

Isto facilita a destruição de alguns tipos de vírus e bactérias e, de quebra, evita o desenvolvimento de algumas patologias crônicas que afetam a qualidade de vida.

O problema é que algumas vezes apresenta dificuldades para cumprir suas tarefas, seja por alguma doença ou porque a prática de maus hábitos gera uma acumulação excessiva de rejeitos.

Devido a isso, é fundamental melhorar os hábitos de alimentação e aumentar o consumo daqueles ingredientes cuja composição nutricional fortalece e estimula suas funções.

Nesta oportunidade queremos compartilhar os 7 melhores para que não deixe de adicioná-los em sua dieta.

1. Brócolis ajuda a depurar o fígado

Considerado como um dos vegetais verdes mais saudáveis, o brócolis é uma das melhores opções alimentares para depurar o fígado de forma natural.

  • Contém poderosos antioxidantes que se relacionam com a diminuição do risco de câncer e a eliminação das toxinas retidas no corpo.
  • Seu alto teor de fibra favorece o processo de digestão e o controle dos níveis de colesterol alto.
  • Oferece vitamina E, um nutriente lipossolúvel com efeito antioxidante que protege este órgão da deterioração precoce.

Leia também: Descubra os grandes benefícios da sopa de brócolis

2. Frutos secos

Os frutos secos contêm nutrientes como o aminoácido L-arginina cujos efeitos no organismo reduzem o nível de intoxicação do fígado.

Isto, somado ao seu teor de fibra e ácidos graxos ômega 3, faz com que seja uma boa opção para estimular a depuração deste órgão vital.

Seu consumo em mínimas doses promove o controle do colesterol e apoia o processo de digestão das gorduras.

3. Maçãs

Maçãs ajudam a depurar o fígado

As maçãs são um dos superalimentos que não deveriam faltar na dieta.

Conhecidas há anos por suas propriedades medicinais, são ideais para limpar o fígado e melhorar a atividade da vesícula biliar.

Ricas em pectina, um tipo de fibra solúvel, são um alimento que promove a limpeza do trato digestivo, removendo as toxinas acumuladas no cólon e no fígado.

Seu consumo diminui os níveis de colesterol ruim (LDL), e reduz a sobrecarga de tarefas que o fígado sofre ao ter que metabolizá-lo.

Também oferece ácido málico, um nutriente natural que facilita a expulsão de compostos carcinógenos e toxinas retidas no sangue.

4. Frutos cítricos

Todas as variedades de frutos cítricos contêm óleos essenciais e vitaminas antioxidantes que estimulam a depuração natural do fígado e a desinflamação.

Seu alto teor de vitamina C aumenta a resposta imunológica do corpo e previne o desenvolvimento de infecções e patologias graves.

Também melhora a síntese de materiais tóxicos e impulsiona sua eliminação através dos processos digestivos.

5. Abacates

Abacates ajudam a depurar o fígado

O abacate é um dos frutos ricos em nutrientes que promovem a saúde e limpeza do fígado.

Destacado por seu teor de aminoácidos essenciais, fibra e antioxidantes, é um ingrediente ideal para remover as toxinas retidas no corpo.

Oferece glutationa, um composto requerido pelo fígado para remover os agentes estranhos e toxinas acumulados.

Sua concentração de ácidos graxos ômega 3 facilita a redução do colesterol ruim (LDL) e desempenha um rol importante na regulação dos processos inflamatórios.

6. Azeite de oliva

O azeite de oliva é uma das gorduras mais saudáveis que podem ser adicionadas na dieta para proteger a saúde hepática.

Contém substâncias antioxidantes, anti-inflamatórias e depurativas que impulsionam a limpeza do sangue para uma eliminação correta das toxinas.

Seus ácidos graxos essenciais controlam os níveis de colesterol ruim (LDL) e melhoram a saúde arterial para reduzir o risco cardíaco.

Seu teor de vitamina E e aminoácidos cria uma barreira protetora contra os radicais livres, diminuindo o risco de câncer e problemas crônicos.

Quer saber mais? Leia: 10 sintomas do colesterol alto que você não deve ignorar

7. Tomates

Tomates ajudam a depurar o fígado

Os tomates contêm licopeno e aminoácidos essenciais que, depois de absorvidos, promovem o bom funcionamento do fígado para uma ótima eliminação dos rejeitos.

Seu teor de glutationa, uma poderosa proteína, lhe confere efeitos desintoxicantes que ajudam a melhorar as funções hepáticas.

Também contêm flavonoides e beta-carotenos, substâncias antioxidantes que melhoram a circulação e a proteção frente aos radicais livres.

Para manter o fígado saudável e livre de toxinas, aumente o consumo destes alimentos e reforce seus efeitos evitando maus hábitos como o consumo de álcool e cigarro.

Imagens oferecidas por © wikiHow.com


Source link