7 soluções naturais para combatê-las

As infecções urinárias são problemas de saúde que se originam quando as bactérias que colonizam esta parte do aparelho excretor conseguem se proliferar de forma excessiva.

Estas produzem um enfraquecimento no sistema, incluindo os rins e a bexiga, e dão lugar a incômodos sintomas que afetam a qualidade de vida.

Mesmo que na maioria dos casos apareçam de forma leve e esporádica, muitos a desenvolvem como um transtorno grave que interfere em processos importantes do corpo.

Mesmo que seu sintoma mais comum seja o ardor ou dor ao urinar, também pode vir acompanhada por febre, câimbras e mudanças notórias na urina.

Felizmente, nem sempre é necessário recorrer a tratamentos antibióticos convencionais para reduzir a severidade de seus sintomas e acelerar sua recuperação.

Graças às propriedades de alguns ingredientes naturais podemos elaborar soluções caseiras que podem ajudar a controlar a infecção sem causar reações indesejadas.

No seguinte artigo queremos revelar as 7 melhores para que você não tenha dúvida em prová-las quando este tipo de condição te incomodar.

Confira!

1. Groselha indiana contra as infecções urinárias

A groselha indiana (Phyllanthus emblica), também conhecida como amla, é um dos remédios naturais mais potentes contra as infecções bacterianas que afetam as vias urinárias, graças ao seu alto teor de vitamina C e agentes antibacterianos.

Ingredientes

  • 1 colher de groselha indiana em pó (5 g)
  • 1 xícara de água (250 mL)

Como usar?

  • Adicione uma colher de groselha indiana em pó em uma xícara de água e coloque para ferver até que se evapore a metade do líquido.
  • Deixe repousar até que alcance uma temperatura suportável e consuma até 3 vezes por dia.

2. Bicarbonato de sódio

O bicarbonato de sódio é uma substância com propriedades alcalinas que ajuda a restabelecer o pH da urina para facilitar o controle das infecções através da limpeza das vias urinárias.

Ingredientes

  • 1 colher de bicarbonato (5 g)
  • 1 copo de água (200 mL)

Como usar?

  • Adicione uma colher de bicarbonato de sódio em um copo de água e consuma até 2 vezes por dia.

Leia: 7 receitas com bicarbonato de sódio para seu rosto

3. Abacaxi

Abacaxi contra as infecções urinárias

O abacaxi contém uma enzima conhecida como bromelina que, graças a sua ação anti-inflamatória e antibacteriana, contribui para controlar os sintomas das infecções urinárias.

Sua ingestão aumenta a produção de urina por parte dos rins e, ainda, alivia a irritação nas vias urinárias e na bexiga. 

Como usar?

  • Consuma uma xícara de abacaxi picado (150 g) por dia.
  • Você também pode preparar um suco de abacaxi e gengibre e consumi-lo 2 ou 3 vezes por dia.

4. Compressas quentes

Enquanto os remédios orais ajudam a controlar o crescimento bacteriano que dá lugar às infecções, o uso tópico de compressas quentes é uma boa solução para aliviar o ardor e a inflamação que acontece devido a estas doenças.

Como usar?

  • Adicione água fervendo em uma garrafa de água flexível (de plástico) e aplique na parte inferior do abdômen durante 15 minutos.
  • Se você tiver uma bolsinha térmica, pode usá-la para o mesmo tratamento.

5. Mirtilos

Mirtilos contra as infecções urinárias

Devido a suas propriedades diuréticas e antioxidantes, os mirtilos azuis são um dos remédios caseiros mais utilizados para o alívio das infecções no trato urinário. 

Seu consumo aumenta a produção de urina e facilita a expulsão dos líquidos e micróbios retidos nos tecidos. 

Como usar?

  • Consuma um punhado de mirtilos 2 ou 3 vezes por dia.
  • Prepare um suco natural de mirtilos e beba diante do primeiro sinal de infecção.

6. Óleo essencial de árvore do chá

O óleo essencial de árvore do chá, ou óleo de melaleuca, é um produto muito eficaz para o tratamento das infecções urinárias e vaginais.

Não é recomendado seu consumo ou aplicação sem estar diluído. Seus agentes antibacterianos agem contra os patógenos quando é aplicado de forma externa.

Como usar?

  • Adicione 10 gotas de óleo de árvore do chá na água e use o líquido para lavar a abertura da uretra.
  • De modo opcional, combine partes iguais deste óleo com óleo de sândalo e esfregue na região abdominal para reduzir a inflamação.
  • Repita seu uso até controlar a infecção.

Você já leu? O óleo de árvore do chá: o óleo da vida e dos mil remédios

7. Infusão de cavalinha

Cavalinha contra as infecções urinárias

A cavalinha é uma das plantas mais populares no catálogo de remédios naturais contra as infecções bacterianas das vias urinárias.

Seus efeitos diuréticos aumentam a produção de urina e, graças a isso, promovem a limpeza das vias urinárias, da bexiga e da uretra.

Ingredientes

  • 1 colher de cavalinha (10 g)
  • 1 xícara de água (250 mL)

Como utilizar?

  • Adicione uma colher de cavalinha em uma xícara de água quente e deixe ferver por 10 ou 15 minutos.
  • Passe por um coador e consuma até 2 vezes por dia.

Como você pode notar, existem muitas opções para tratar as infecções urinárias sem ter que ingerir antibióticos de forma excessiva.

Escolha o remédio que mais chamar a sua atenção e experimente-o de acordo com as recomendações dadas para conseguir bons resultados.


Source link