7 sintomas que você experimenta quando seus rins começam a falhar

Não é um segredo para ninguém que um bom funcionamento renal nos permite gozar de uma qualidade de vida alta, quando se refere à saúde.

Ainda que costumemos ignorar a importância destes órgãos, seu trabalho nos ajuda a remover de forma constante os líquidos e toxinas que podem adoecer o organismo.

De fato, durante o dia podem processar até 190 litros de sangue que, depois de um processo de filtragem, permite expulsar ao redor de 2 litros de água e resíduos.

Além disso, visto que participam no controle da pressão arterial e da segregação de alguns hormônios, não fica dúvida de que são determinantes para o nosso bem estar.

Devido a isso, é primordial atender de forma oportuna qualquer sinal de anomalias ou doenças, já que alguma falha pode conduzir ao desenvolvimento de problemas crônicos.

Nesta oportunidade recompilamos 7 sintomas que podem se manifestar quando algo não está totalmente bem no sistema.

Não deixe passar por alto!

1. Retenção de líquidos e inflamação

Loading...

Um dos sinais iniciais das falhas renais são os descontroles nos processos inflamatórios do corpo que, em geral, são acompanhados por retenção de líquidos.

Estes sintomas são o resultado das dificuldades que os rins têm para filtrar os rejeitos e produzir urina, o que faz com que fiquem nos tecidos.

Consulte o médico se notar uma inflamação inusual em:

  • Pés e tornozelos.
  • Mãos.
  • Pernas.
  • Rosto.
  • Abdômen.

Quer conhecer mais? Leia: 7 conselhos para evitar a retenção de líquidos

2. Descontrole nos hábitos de urina

Os descontroles nos hábitos de urina são sinais que devem ser levados em conta como possível falha do sistema renal.

Aumentar o número de vezes de ir ao banheiro ou bem, reduzi-las sem razão aparente, indica que pode ter alguma anomalia na função dos rins.

3. Mudanças notórias na urina

Urina de pessoa com problemas nos rins

A textura, a cor e o odor da urina são características que permitem detectar se os rins estão tendo dificuldades para desempenhar suas tarefas.

Perceber mudanças notórias, como uma cor mais amarelada do que o normal, deve ser um sinal de alerta de infecções ou problemas crônicos.

Também é necessário consultar se:

  • A urina é espumosa.
  • O odor é muito forte ou desagradável.
  • Arde ao urinar
  • Há manchas de sangue na urina.

4. Erupções cutâneas

Apesar das erupções cutâneas poderem aparecer por múltiplos fatores, um mau funcionamento dos rins poderia explicar sua presença.

Loading...

Source link

Loading...