7 sintomas do estresse que você não deve ignorar

Você saberia identificar os principais sintomas do estresse no seu organismo?

O estresse é um processo natural do organismo que, diante de condições externas, gera uma resposta defensiva, seja fisiológica ou psicológica.

É um conjunto de sintomas que podem perturbar o equilíbrio emocional da pessoa, uma vez que, através de recursos físicos, mentais e comportamentais, procura lidar com situações que representam uma ameaça ou desafio.

É originado pelo instinto de sobrevivência que todos os seres humanos possuem e, por sua vez, são envolvidos órgãos como o cérebro e o coração.

Embora, às vezes, seja apenas uma resposta às mudanças no ambiente, em muitos casos pode se tornar um problema sério devido à recorrência de seus sintomas.

O mais preocupante é que se tornou tão comum hoje em dia que muitos dos seus sinais são ignorados até que se transforme em um transtorno crônico.

Por esta razão, é essencial saber como se manifesta e quais são os principais sintomas do estresse.

Descubra!

Estes são alguns dos principais sintomas do estresse

1. Dores de cabeça

Loading...

Um grande número de casos de dores de cabeça recorrentes na população adulta tem a ver com a exposição contínua a situações estressantes.

Esse estado emocional provoca uma contração dos vasos sanguíneos, diminuindo o fluxo de sangue para o cérebro e aumentando a tensão na cabeça.

De fato, quando se manifesta de forma crônica, é acompanhada por sensibilidade à luz, irritabilidade e problemas visuais.

2. Problemas digestivos

Os sintomas digestivos geralmente são ignorados como sinais de estresse, pois a maioria geralmente está associada com problemas gastrointestinais ou hábitos alimentares ruins.

A verdade é que estes dois distúrbios têm um vínculo estreito, uma vez que o sistema digestivo tem uma forte conexão com os neurotransmissores do cérebro.

  • A produção excessiva de cortisol, ou seja, o hormônio do estresse, influencia o aumento das secreções ácidas, e problemas como queimação e refluxo.
  • Também aumenta a recorrência da dor abdominal e, em alguns casos, pode causar náuseas e vômitos.

3. Queda de cabelo excessiva

A queda de cabelo excessiva é um dos sintomas do estresse

É normal que o cabelo caia até certo ponto todos os dias. No entanto, como resultado do estresse, podem ocorrer perdas e dificuldades excessivas no seu crescimento.

As alterações hormonais que implicam permanecer sob este estado emocional podem afetar a circulação no couro cabeludo e dificultar o processo de oxigenação e nutrição dos fios de cabelo.

A verdade é que o volume diminui de forma alarmante e, embora alguns produtos consigam neutralizá-lo, é difícil controlá-lo completamente para aliviar esse problema.

Loading...

Source link

Loading...

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*