7 razões pelas quais você não consegue perder a gordura da barriga

Desfazer-se da gordura da barriga é uma tarefa com razões mais importantes do que o simples fato de nos vermos melhor no espelho.

A gordura abdominal não é bonita, sabemos; não gostamos dela, é claro; mas acima de tudo, não é saudável.

O tamanho da circunferência de nossa barriga é um preditor direto de várias doenças, como as do coração, a diabetes tipo 2 ou a resistência à insulina.

Perder peso nesta área do corpo não é fácil, nem iremos conseguir de um dia para o outro: é necessário ser constante, ter vontade e melhorar ao máximo os hábitos de vida.

Hoje, em nosso artigo, queremos ajudar neste propósito: perder gordura da barriga é possível e vamos ensinar como. 

Você sabia? Existem 7 razões para você não conseguir perder a gordura do abdômen

1. Você ainda consome muitos alimentos processados

Podemos seguir uma dieta fielmente. Podemos inclusive cumprir a tabela de exercícios que tenham nos recomendado e no entanto… O que estamos fazendo de errado para que tanto esforço não seja notado em nosso abdômen?

  • Uma das principais razões está em toda variedade de alimentos processados que ainda consumimos: o pão branco, os biscoitos salgados e as batatas fritas, o açúcar refinado, as bebidas com gás ou com adoçantes…
  • Lembre-se desse dado: a gordura da barriga está associada com a inflamação, por isso comer muitos alimentos processados dificultará de forma importante o poder de perder gordura da barriga.

2. Você pensa que deve eliminar de sua dieta “todo” tipo de gordura

Alimentação saudável para perder gordura

Existem pessoas que o fazem, que dizem a si mesmas que “nada de gorduras” e eliminam de sua dieta grande parte destes alimentos que, na verdade, ajudariam a queimar a gordura abdominal.

Em nossos artigos indicamos em diversas ocasiões: existem gorduras boas, as gorduras monoinsaturadas. Estas tem efeitos anti-inflamatórios e nos ajudam a cuidar do coração e a melhorar nosso peso.

Não hesite em adicionar à sua dieta:

  • Azeite de oliva
  • Abacate
  • Nozes
  • Sementes de girassol
  • Peixes gordurosos (como o salmão)

3. Você pode estar fazendo os exercícios de forma incorreta

Em certos casos não basta sair para caminhar meia hora, fazer natação, dançar, fazer ioga…

  • Todas estas rotinas são saudáveis, mas na verdade não nos obrigam a trabalhar as “áreas chave” que se localizam no abdômen, no quadril, na coluna…
  • Devemos saber que para perder gordura abdominal é necessário um extra de esforço, onde é bom seguir uma lista de exercícios muito direcionados para esta finalidade.

4. Você tem níveis altos de estresse

O estresse contribui para o acúmulo de gordura

Este dado é importante, porque nem todo mundo o considera e muda alguma coisa.

Podemos seguir fielmente aquela fabulosa dieta que nos recomendaram, podemos ir para a academia e ouvir de um professor quais exercícios devemos fazer para conseguir uma barriga lisa e perfeita como uma tábua de passar roupa.

No entanto, nada funciona. Qual a razão?

  • Toda fonte de estresse mantida por muito tempo altera nosso metabolismo e aumenta o nível de cortisol no sangue.
  • Quanto maior o nível de cortisol, maior o perigo de se elevar o nível de gordura abdominal e a probabilidade de que ela se acumule com mais facilidade.

6. Você dorme pouco

Lembre-de outro dado, “instale” em seu cérebro esta informação vital: dormir menos de 6 horas nos tira vida, saúde e bem-estar psicológico.

Se passarmos entre 2 ou 3 meses seguidos dormindo entre 6 ou 5 horas diárias, não só não conseguiremos reduzir o volume de nossa cintura, como também corremos o risco de ganhar peso e de desenvolver diabetes.

7. Você tem um corpo forma de pera?

Pode parecer irônico, mas tem sua explicação: falamos da forma de nosso corpo e de nossa tendência genética de acumular gordura em certas áreas do corpo.

  • Existem mulheres que são mais magras na parte de cima: rosto, peito, braços… No entanto, têm tendência a acumular peso na região do abdômen e nos quadris.
  • Neste caso, e por razões genéticas, é comum que seja mais difícil eliminar gordura destas áreas. No entanto, “difícil” não é sinônimo de impossível.

Dicas para perder gordura na barriga e conseguir mais firmeza

Exercícios para perder gordura

Como falávamos no início: conseguir uma barriga firme, lisa e com menor volume de gordura requer mudar muitos hábitos de vida.

Agora, para conseguir esta metamorfose, o ideal é promover primeiro a mudança em nossa própria mente.

Assim, frases simples que podemos dizer no dia a dia são: “estou perdendo peso” (ao invés de “quero emagrecer”) ou “estou orgulhoso pelos esforços que estou fazendo” (ao invés de “vou me esforçar”).

Com estas frases colocamos em ênfase a ação presente e o resultados desejado, e não o simples processo, esse do qual às vezes descuidamos.

Confira agora algumas mudanças que devemos internalizar agora mesmo:

  • Comece o dia com um copo de água morna com limão. Durante o dia tome infusões de sálvia.
  • Consuma fibras solúveis, reduza o consumo de carboidratos refinados e não perca nenhuma refeição do dia.
  • Elimine de sua dieta o álcool e as gorduras “trans”. Substitua estas últimas pelas monoinsaturadas e aumente o consumo de proteínas.
  • Administre o estresse, faça exercícios aeróbicos e também de resistência.
  • Durma entre 7 e 9 horas diárias.
  • Consuma peixes como o salmão, a cavala, o arenque, a sardinha…
  • Consuma alimentos probióticos que cuidem de sua flora intestinal
  • Siga sua dieta e estes conselhos em companhia de outra pessoa

Se temos um objetivo comum com um amigo, familiar ou com nosso companheiro, nos sentiremos mais motivados.

Para terminar, lembre-se também de que os resultados não se verão em poucas semanas ou em um mês.

Na verdade, estas dicas deverão ser seguidas para sempre para garantir um bom estilo de vida e uma alimentação adequada.


Source link