7 razões para consumir mais abóbora

A abóbora é o fruto da aboboreira, planta pertencente à família das cucurbitáceas, a mesma da qual fazem parte outros alimentos, como a melancia e o pepino.

Originária da Ásia meridional, com o passar do tempo seu cultivo se estendeu aos outros continentes.

No início era cultivada pelas suas sementes, pois podiam ser usadas para fins culinários e medicinais.

No entanto, por causa do sabor e versatilidade de sua polpa, pouco a pouco foi sendo totalmente incorporada à dieta, tornando-se uma grande fonte de nutrientes essenciais.

Ainda que algumas pessoas a conheçam apenas pelas receitas que a contêm, trata-se de uma importante fonte de fibras, antioxidantes e minerais, que oferecem muitos benefícios à saúde.

Por isso, a seguir queremos compartilhar 7 boas razões para aumentar seu consumo regularmente.

Conheça-as!

1. A abóbora protege a saúde da visão

O consumo de abóbora oferece vários benefícios à saúde dos olhos, pois este vegetal contém um alto teor de vitamina A.

Este nutriente é essencial para a proteção dos olhos e para a redução da sensibilidade, evitando problemas como catarata e degeneração macular.

Graças a sua ação antioxidante, é ideal para proteger as células da retina diante dos danos causados pelos radicais livres.

Leia também: 6 dicas para melhorar a visão de modo natural e sem cirurgia

2. Fortalece o sistema imunológico

Este vegetal é um grande aliado da saúde imunitária, graças ao seu teor das vitaminas A, C e E, cuja absorção aumenta a resposta frente aos agentes externos que adoecem o corpo.

Suas propriedades antioxidantes melhoram os processos de comunicação celular, chave para proteger os tecidos contra o ataque de patógenos.

A vitamina C presente na abóbora reforça as funções imunológicas e facilita o tratamento de vários tipos de doenças autoimunes e infecções.

3. Melhora a digestão

A abóbora regula a digestão

Por seu elevado teor de fibra dietética, a abóbora é um dos melhores alimentos para melhorar a digestão e o processo de absorção de nutrientes.

Este nutriente melhora a motilidade intestinal e facilita a eliminação dos resíduos que vão se acumulando no cólon.

Graças a isso, é uma grande aliada contra a prisão de ventre, os parasitas e os problemas associados à inflamação.

4. Ajuda a perder peso

Os sucos e sopas elaboradas com este vegetal são excelentes opções alimentares para quem está tentando perder peso de forma saudável.

A abóbora tem um baixo teor de calorias e é rica em fibras e substâncias antioxidantes, o que é determinante para apoiar as funções metabólicas.

Seu consumo prolonga a sensação de saciedade e, ao mesmo tempo, facilita a eliminação de líquidos e toxinas retidos nos tecidos.

5. Combate a inflamação

A abóbora combate a inflamação

Os carotenoides, as mesmas substâncias que dão a cor característica da abóbora, lhe conferem propriedades anti-inflamatórias que são benéficas para o tratamento de doenças crônicas, como a diabetes e a artrite.

Seu consumo controla o nível de inflamação dos tecidos e, por sua vez, ajuda a prevenir o envelhecimento precoce.

Como já indicamos, conta com quantidades importantes das vitaminas C e E, ambas recomendadas para proteger a saúde cardíaca e cognitiva.

6. Aumenta o nível de energia

Apesr de seu baixo teor de calorias, a abóbora é um alimento energético que pode ajudar a melhorar o rendimento físico e mental.

Contém amido e carboidratos que, diferentemente de outros alimentos, repõem o glicogênio muscular, ao invés do hepático.

Isso quer dizer que, ao ser incluída na dieta regular, é ideal para aumentar a massa muscular após a prática de exercícios para tonificar a musculatura.

Por outro lado, conta com minerais essenciais, como o potássio, o magnésio e o zinco, todos necessários para manter os níveis de eletrólitos equilibrados.

Visite este artigo: Os melhores cafés da manhã para ter muita energia

7. Controla a pressão alta

A abóbora controla a pressão alta

O potássio, um dos minerais essenciais que a abóbora contém, ajuda a gerar um equilíbrio com os níveis de sódio, baixando a pressão arterial alta.

Somado às vitaminas A e C, regula a circulação através das artérias e diminui o risco de sofrer de ataques cardíacos e derrames.

Sua ação antioxidante promove o bom funcionamento do coração e diminui o acúmulo de placa nas paredes arteriais.

Você já conhecia esses benefícios da abóbora? Agora que sabe como faz bem para seu corpo, não hesite em incorporá-la em seu plano alimentar.

Ainda por cima, é deliciosa!


Source link