7 estratégias fantásticas para potencializá-la

Chamamos de agilidade mental o conjunto de todos os maravilhosos processos cognitivos que tornam possível que possamos raciocinar e tirar conclusões com mais rapidez.

Nessa dimensão, incluem-se também a criatividade, a capacidade de análise e a rapidez com que relacionamos diferentes coisas, para sermos mais hábeis em nossas necessidades do dia a dia.

Todos esses processos não são dons reservados a poucos, nem muito menos atitudes que apenas as pessoas mais jovens possuem.

Pelo contrário. Falamos de conceitos que podem ser treinados, que não se perdem com a idade e que devemos trabalhar a cada dia para nos adaptarmos muito melhor ao nosso entorno.

Temos apenas que aprender a nos conscientizar.

Assim como fazemos exercícios, vamos à academia ou praticamos ioga, vale a pena dedicar alguns minutos por dia a estas estratégias simples, com as quais favorecer a conexão de nossos hemisférios, criar novas conexões neuronais e, pouco a pouco, investir na agilidade mental.

Explicaremos como conseguir isso.

1. Vista-se ou tire a roupa com os olhos fechados

Ainda que seja apenas uma vez por dia, tente fazer isto: vestir-se ou tirar a roupa com os olhos fechados. Pode parecer uma bobagem, mas esta atividade permite ativar processos incríveis.

  • Melhoramos a coordenação
  • Aumentamos a união do hemisfério direito e do esquerdo
  • Melhoramos a motricidade fina
  • Realizamos mapas mentais sobre a distância existente de botão a botão, sobre como fechar o zíper, por onde introduzir os braços…

Tente realizar este exercício sempre em condições de segurança: melhor fazer isso sentado na cama do que em pé.

Descubra que 10 coisas curiosas que acontecem enquanto dormimos

2. O jogo das aproximações

Loading...

Para melhorar a agilidade mental, é preciso ter um aspecto bem claro: precisamos de vontade. Ainda que possam parecer simples passatempos, o cérebro agradece essas maneiras de romper a rotina, com as quais encontrar novos estímulos.

O jogo das aproximações é um desafio cotidiano que requer a aplicação de três processos: atenção, aproximação e cálculo.

Um exemplo seriam as seguintes propostas:

  • Quantas escadas existem em meu local de trabalho?
  • No ônibus… Quantas pessoas estão vestindo uma peça de cor preta?
  • Qual a soma dos dois últimos dígitos do número da placa do carro que acabou de passar?
  • Quanto segundos o semáforo leva para ficar verde?

3. Aprenda 5 palavras em outro idioma a cada dia para potencializar sua agilidade mental

Não importa que idioma você escolha ou se a cada dia é um diferente. Para melhorar a agilidade mental, pode ser muito bom aprender entre 3 a 5 palavras novas a cada dia.

Além de ampliar sua cultura, você melhorará seu potencial linguístico e, por sua vez, criará novas conexões neuronais, o que se traduzirá numa maior reserva cognitiva para enfrentar da melhora maneira o passar do tempo.

4. Saia da rotina sempre que possível

mulher_dancando_cozinha

Loading...

Source link

Loading...