7 efeitos invisíveis de maus tratos psicológicos

O maltrato psicológico é, sem dúvidas, um dos mais cruéis. Este tipo de violência faz com que a vítima duvide se na realidade ela está sendo maltratada ou não.

O pior é que, a menos que também exista agressão física, a pessoa não é consciente da gravidade do problema.

Leia: Os maus-tratos sutis que você não deve permitir em sua vida

 

Além de ser um tipo de mau-trato invisível, suas consequências também o são.

Não são percebidas a um simples olhar, mas a pessoa maltratada sofre e as carrega em suas calças inclusive muito tempo depois de ter saído de uma situação de violência.

As consequências dos maus-tratos psicológicos

1. A constante sensação de que não vale nada

Loading...

A baixa autoestima pode ser um dos detonadores deste tipo de mau-trato. Uma pessoa com alta autoestima jamais permitirá isso. Porém, nos desvalorizarmos é algo muito mais comum do que parece.

Além disso, depois de uma situação de violência isso pode inclusive aumentar, por isso a sensação de que não valemos nada se acentua, até tal ponto de que não somos capazes de levantar a cabeça.

Pedir ajudar e nos rodearmos de gente que nos ama e que é boa para nós será muito importante.

2. O encontro com a solidão

Na maioria dos casos de maus-tratos psicológicos, o mau-feitor vai isolando cada vez mais sua vítima, até o ponto em que a afasta de seus amigos e inclusive de sua família.

O que o agressor procura é fazer com que a vítima não tenha nenhum apoio para que não tente cortar a relação com ele.

Na maioria das ocasiões, chega inclusive a criar uma imagem pejorativa da vítima, para que assim ninguém suspeite e se afastem por própria decisão.

Descubra: Maus-tratos e abuso no relacionamento adolescente

3. Ficar cara a cara com o sentimento de culpa

Uma das melhores cartas com as quais um mau-feitor psicológico pode jogar é a da culpaA vítima em todo momento acreditará que é ela que agiu mau e por isso a outra parte responde com insultos, abusos verbais,etc.

Esta culpa surge à raiz dessa baixa autoestima da qual falávamos no início e é muito difícil de eliminar, a menos que haja um trabalho em cima disso.

4. A depressão estará a cada esquina

Mulher maltratada de mãos dadas

Loading...

Source link

Loading...