7 alimentos para manter os rins saudáveis

Quer conhecer alguns alimentos para manter os rins saudáveis? Estes órgãos desempenham um papel muito importante na nossa saúde, não só porque eliminam resíduos através da urina, mas porque filtram o sangue e participam da produção de alguns hormônios importantes.

Embora seja comum ignorar suas funções, é essencial deixar claro que, sem eles, o nosso organismo seria intoxicado e, em pouco tempo, os outros sistemas do corpo poderiam ser afetados.

Por isso, é necessário manter bons hábitos de vida, evitando ao máximo as fontes de toxinas e fornecendo nutrientes essenciais através de uma dieta equilibrada e completa.

As fontes de fibra, assim como os antioxidantes e as enzimas, são ideais para promover sua desintoxicação, especialmente quando apresentam algumas dificuldades.

Por esse motivo, reunimos 7 bons alimentos para manter os rins saudáveis. Não deixe de incluí-los em sua dieta regular!

Alimentos para manter os rins saudáveis

1. Pimentões vermelhos

 

Os pimentões vermelhos contêm substâncias diuréticas e antioxidantes que, depois de serem assimiladas no organismo, otimizam o funcionamento renal para impulsionar a eliminação do líquido retido nos tecidos.

  • Contêm potássio e sódio, duas substâncias cujo equilíbrio ajuda a manter os processos inflamatórios estáveis.
  • Suas vitaminas e minerais auxiliam na regeneração celular e diminuem os efeitos negativos dos radicais livres em tecidos saudáveis.
  • Eles são recomendados para pacientes com insuficiência renal e infecções, enquanto combatem a inflamação e ajudam a manter um nível adequado de eletrólitos.

2. Cebola

A cebola, vegetal conhecido por seus nutrientes de ação antioxidante, é outro dos alimentos que promovem a boa saúde renal.

  • Conta com quantidades interessantes de quercetina, uma substância que inibe o dano celular em tecidos saudáveis do coração e nos rins.
  • Sua contribuição de alicina, uma substância sulfurosa, diminui os problemas inflamatórios e evita a acumulação excessiva de toxinas.

Esta lhe dá propriedades antibióticas, que são adequadas para prevenir infecções bacterianas e virais.

3. Berinjela

A berinjela é um dos alimentos para manter os rins saudáveis

As berinjelas são conhecidas pelo alto teor de vitaminas e minerais que, além de melhorar a saúde renal, também apoiam as funções do sistema cardiovascular.

  • Tem propriedades diuréticas e desintoxicantes que ajudam a eliminar os líquidos e as toxinas, prevenindo a deterioração prematura dos tecidos.
  • Seus compostos antioxidantes ajudam a frear a deterioração causada pelos radicais livres, evitando condições como a  insuficiência e o câncer.
  • Fornece quantidades significativas de fibra, um nutriente que regula o colesterol e os processos que se encarregam de limpar o sangue.

4. Oleaginosas

Ricas em ácidos graxos essenciais, aminoácidos e antioxidantes, as nozes, amêndoas e castanhas são alimentos saudáveis que podem fortalecer a saúde renal.

  • A ingestão moderada previne distúrbios inflamatórios e reduz o risco de envelhecimento precoce.
  • Têm vitaminas e minerais que apoiam no processo de limpeza desses órgãos, evitando inflamações e doenças.
  • São alimentos saciantes e ajudam a controlar a ansiedade por comida.

5. Peixes gordurosos

O salmão é um dos alimentos para manter os rins saudáveis

Os peixes gordurosos ou de água fria são uma das fontes mais importantes de ômega 3 que podemos encontrar.

  • Os ácidos graxos, juntamente com aminoácidos e minerais, diminuem o risco de transtornos inflamatórios e promovem a regeneração celular nos rins.
  • A ingestão regular controla o colesterol alto e previne a pressão arterial elevada.
  • Reduz o descontrole nos sais e proteínas da urina, evitando a formação de pedras e obstruções nos rins.

6. Melancia

Esta fruta tropical refrescante contém água e substâncias antioxidantes que ajudam a eliminar as toxinas dos rins, para evitar doenças.

  • Suas propriedades diuréticas estimulam a expulsão do líquido retido nos tecidos, controlando a inflamação e o risco de infecções.
  • Ajuda a prevenir a desidratação através do fortalecimento da atividade celular e evitando níveis de eletrólitos descontrolados.

7. Abacaxi

 

O abacaxi é um dos alimentos para manter os rins saudáveis

Esta fruta tropical, que podemos incluir de várias maneiras em nosso plano alimentar, acaba por ser um dos melhores aliados para manter os rins fortes e protegidos.

  • Contém uma substância ativa conhecida como bromelina, que proporciona efeitos antioxidantes e anti-inflamatórios, com o fim de evitar a deterioração desses órgãos.
  • Seu poder diurético impulsiona a expulsão de líquidos e ajuda a prevenir complicações como pressão alta e insuficiência renal.
  • É recomendado para ajudar a filtrar sangue, remover toxinas e prevenir o aparecimento de doenças graves.

Pronto para começar a cuidar da sua saúde renal? Agora que você já conhece estes alimentos para manter os rins saudáveis, escolha os que mais gostar para proteger estes órgãos tão importantes para o nosso corpo.


Source link