6 boas razões para comer bananas 7 dias por semana

As bananas são maravilhosas. Seu sabor estimula, agrada e combina de maneira excepcional com uma infinidade de alimentos, como o mel, a canela, a aveia, as nozes

É também a fruta favorita dos atletas e, realmente, basta um pouco para obter uma boa dose de energia e nutrientes para tratar o cansaço ou uma fraqueza momentânea.

Algo que todos sabemos é que não falta quem evite comer bananas por medo, porque pensam que algo tão saudável quanto consumir uma banana por dia pode fazer com que ganhemos peso.

Temos que avaliar esses dados com objetividade: uma banana por dia, sobretudo pela manhã, não faz mal, nem vai nos fazer ganhar alguns quilos a mais.

A chave, como sempre, está no equilíbrio e na conscientização de que comer bem é viver bem.

As bananas podem lhe ajudar a fazer isso. Daremos 6 boas razões que irão convencê-lo a consumi-las durante os 7 dias da semana.

1. Banana: a fruta mais nutritiva

As bananas são incrivelmente nutritivas. Assim, são o recurso mais correto para compor nosso café da manhã, um momento ideal para nos cuidar como merecemos, para começar o dia com a máxima energia.

Veja todos os nutrientes que uma só banana contém:

  • Uma alta quantidade de fibras e múltiplos antioxidantes
  • Minerais (potássio, magnésio, cobre, manganês)
  • Vitaminas (B6 e C)
  • Carboidratos
  • Proteínas

Além disso, cabe lembrar que as bananas contêm uma grande quantidade de água e pouquíssima gordura.

Descubra os 9 benefícios que você obtém ao consumir maçãs

2. As bananas regulam o nível de açúcar no sangue

Loading...

A banana é rica em uma substância chamada pectina, uma fibra solúvel que nos ajuda a regular os níveis de açúcar no sangue após as refeições.

  • Assim, regula o apetite e torna mais lento o esvaziamento do estômago.
  • Por sua vez, se escolhemos as bananas menos maduras (sem chegar a estar completamente verdes), regulamos muito melhor o índice glicêmico. Assim, evitamos os temidos picos de glicose, que, às vezes, são causados por outras frutas mais doces.
  • No entanto, se somos diabéticos, o mais recomendável é evitar o consumo de bananas maduras.

3. Uma banana por dia para melhorar sua digestão

Algo que, sem dúvida, você gostará de saber é que uma banana média contém dois tipos de fibra: a pectina e o amido (já citados).

  • Esses dois componentes favorecem de um modo maravilhoso a nossa digestão. O amido, por exemplo, “escapa” da própria digestão para ir, diretamente, até nosso intestino grosso, onde se converte em alimento para as bactérias intestinais benéficas.
  • Uma flora intestinal forte e saudável é sinônimo de saúde: absorvemos melhor os nutrientes e evitamos a prisão de ventre.
  • Por sua vez, a pectina nos ajuda a proteger e a cuidar da saúde do cólon.

Leia também: A fome emocional: como evitá-la?

Loading...

Source link

Loading...