5 segredos para desenvolver um sistema imunológico PSICOLÓGICO forte e digno

É muito frequente falarmos em nosso espaço a respeito das maneiras como podemos cuidar diariamente de nosso sistema imune para enfrentar vírus, infecções e muitos tipos de doenças.

Agora… E se disséssemos que todos dispomos de um sistema imune psicológico?

Especialistas em ciências do comportamento e da saúde como Daniel Gilbert, da Universidade de Harvard, assim nos alertam, ainda que seja importante esclarecer alguns aspectos.

Se trataria mais de mecanismos de defesa, de estratégias adequadas que o ser humano desprega quase como se fossem células imunológicas com a finalidade de gerir melhor o estresse, a ansiedade, os medos, as preocupações…

Se há algo que todos sabem é que há pessoas que enfrentam muito melhor do que outras as dificuldades e os problemas da vida.

De fato, o conseguem até o ponto de nos obrigar a fazer a clássica pergunta… mas você, como você faz para não desanimar e conservar sempre o otimismo?

Apesar de certo que há pessoas que, de modo natural, são mais resistentes e hábeis na hora de gerenciar a adversidade, devemos ter muito claro que todos nós podemos aprender a alcançar isso.

Existem determinados mecanismos e estratégias que podem nos ajudar a desenvolver um sistema imune “psicológico” saudável, forte e digno.

A seguir, explicamos como fazê-lo.

Estratégias simples para favorecer seu sistema imune psicológico

Todos temos direito de ser felizes e todos temos a obrigação de cuidar de nós mesmos para conseguir isso. É algo que devemos ter bem claro desde o início.

Somos agentes ativos do nosso bem-estar e, portanto, todo sistema imune psicológico forte deve se nutrir da responsabilidade pessoal, da capacidade para tomar decisões, da clara vontade de investir tempo e recursos nos seguintes aspectos. Anote-os.

1. Ter uma autoestima forte não é pecar por egoísmo

Loading...

Temos de admitir: em ocasiões temos certa reticência em nos priorizarmos, em pôr nosso bem-estar na frente de certas coisas e inclusive de certas pessoas.

  • Praticar este exercício diário consome e destrói, nos apaga por dentro e apaga nossa integridade.
  • Não tenha medo de se amar o tanto quanto você merece, não tenha medo de se querer, porque fazer isso não é um ato de egoísmoé uma estratégia de bem-estar psicológico.

Leia também: Como demonstrar amor a uma pessoa com depressão

2. Pense positivo: não custa nada e se consegue muito

Pensar positivo não é cair nessa autoconfiança cega, não é renunciar à objetividade e muito menos deixar de ser realista.

  • Pensar positivo é explorar nossas capacidades para confiar nelas, para dizermos a nós mesmos que somos capazes de muitas coisas, que merecemos coisas boas e que vamos poder alcançar nossos objetivos.
  • Quem se deixa levar pelo derrotismo desenvolve um sistema imunológico psicológico frágil, desses que derivam em indefesa, abatimento, no mau humor e na crença de que não tem controle de sua vida.

3. Encontre um sentido na vida

Moça com sistema imunológico resistente

Loading...

Source link

Loading...