5 recomendações para melhorar a sua postura e aliviar a dor nas costas

A dor nas costas pode se apresentar por diferentes fatores, alguns deles mais complexos de superar do que outros. Entre os mais destacados, e considerado um dos principais, se encontra a má postura.

Em termos gerais, aparece por assumirmos posições incorretas do corpo.

Em específico, uma má postura dos ombros e das costas contribui para o surgimento de diversas doenças. Dentre elas se destacam as dores:

  • Na região lombar
  • Na região cervical
  • No pescoço
  • Nos ombros

Porém, a má postura não chega por si só, existem hábitos pouco saudáveis para o corpo.

É o caso do esforço físico mal realizado, dormir em superfícies incômodas e o mais relevante: o sedentarismo.

O sedentarismo e a postura

Ao longo da história do homem seus costumes evoluíram, desde o trabalho até as formas de passar o tempo livre.

Atualmente, a maioria das atividades são feitas na comodidade de nossa casa. Ainda que possa nos parecer cômodo, esta prática levou o ser humano a se tornar sedentário.

Somando isso aos computadores e dispositivos móveis presentes nas casas, se encontram a universidade, o instituto e o escritório.

Tais lugares promovem o sedentarismo, e trazem consigo posturas inadequadas e pouco naturais para o corpo.

Cabe lembrar que o sedentarismo se apresenta devido ao excesso de passividade corporal em uma posição. Um exemplo claro disso é o que se apresenta nas jornadas de trabalho no escritório.

Recomendações para melhorar a postura e combater a dor nas costas

Com base no que foi dito anteriormente, vamos expor uma série de recomendações para contribuir para adotarmos uma postura adequada. Isso nos ajudará a combater a dor nas costas.

1. Priorizar a comodidade

É complicado ignorar as responsabilidades da noite até a manhã, sejam os estudos ou o trabalho que você traz do escritório. Porém, essas obrigações devem ser feitas com a maior comodidade possível.

Para criar um ambiente cômodo é recomendável se fixar no entorno que se destina a passar a maior parte do dia; tendo isso em conta, é necessário mudar um pouco esse ambiente, dentro do possível.

Assim, para realizar nosso trabalho da melhor forma recomenda-se:

  • Usar uma cadeira confortável;
  • Manter as costas retas sobre a superfície da mesma e as pernas em um ângulo reto: é a postura ideal para trabalhar no computador.
  • Por outro lado, a altura da tela deve ser reta com os olhos, de tal forma que as costas não vão se encurvar facilmente.

2. Usar a imaginação

Usar a imaginação

Talvez o tema da postura e a prevenção de dores nas costas se torne um pouco restrito. Porém, nem tudo precisa ser assim; também é possível se divertir, aprender e ajudar ao corpo.

Uma alternativa para conseguir isso é usando a imaginação.

  • Para isso basta pensar em uma corda que se encontre amarrada na parte superior da cabeça (pode ser ao cabelo também);
  • Quando o corpo começar a cair ou se encurvar, devemos pensar nesta corda que vai nos ajudar a nos manter retos.

3. Use roupas cômodas

Esta recomendação se associa com priorizar a comodidade. Porém, a roupa gira em torno de um ponto muito mais pessoal do que o normal.

Usar roupas folgadas e confortáveis não só favorece a adoção da postura mais adequada: também contribui para a prevenção de dores no corpo, incluindo a dor nas costas.

Esta recomendação também envolve aos sapatos. Quanto mais suave e menos alto, melhor.

Seguir isso tudo ao pé da letra favorece a circulação sanguínea, já que evita a aglomeração do sangue e melhora a oxigenação do organismo.

4. Fazer pausas ativas

Fazer pausas e alongamentos no trabalho

Atualmente muitas empresas se concentraram em contratar profissionais da saúde física com a finalidade de capacitar seus funcionários com respeito ao sedentarismo.

Porém, isso pode ser feito por cada um. Para corrigir a postura e combater a dor nas costas basta fazer pausas ativas.

  • Fazer alongamentos, trotes estáticos ou caminhadas ao longo da área onde o seu trabalho está serve para conseguir atingir o objetivo. Quinze ou vinte minutos são suficientes para estabelecer uma boa pausa ativa.

5. Controlar a respiração

Pode ser de forma comum e recorrente, inspirando pelo nariz e expirando pela boca. Porém, praticar aulas como ioga ou pilates favorece o trabalho da postura.

Por outro lado, ao aprender a controlar a respiração, o oxigênio chega a cada pedaço do corpo e nos ajuda também a combater a dor nas costas.


Source link