5 incríveis dicas para não sofrer com doenças circulatórias durante o inverno

O tempo frio estimula a contração dos vasos sanguíneos, o que pode ser perigoso para a saúde das pessoas

Adorado por um, detestado por outros, o inverno tem lá as suas vantagens e desvantagens para a saúde. Somado a tudo isso, as baixas temperaturas podem influenciar diretamente no bem-estar das pessoas. Para que o corpo não sofra tanto com isso, algumas precauções podem ser tomadas.

O tempo frio estimula a contração dos vasos sanguíneos, principalmente das artérias periféricas, o que pode ser perigoso principalmente para pessoas com quadro de obesidade e sedentarismo. Tudo isso pode desencadear uma série de sintomas, sobretudo atrapalhando o sangue de chegar a até alguns tecidos.

“Essa má circulação pode ser extremamente perigosa, porque há riscos de desenvolvimento de insuficiência arterial periférica, infartos do miocárdio e acidente vascular cerebral (AVC) “, alerta a cirurgiã vascular e angiologista, Aline Lamaita, membro da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular.

Foto: depositphotos

Tudo pode ficar ainda mais grave quando há predisposição genética ou quadros de obesidade, alimentação desequilibrada e sedentarismo. “Diabéticos ou hipertensos precisam controlar a doença, praticando exercícios físicos regularmente, mantendo alimentação balanceada e evitando fumar”, esclarece a cirurgiã vascular.

O fenômeno de Raynaud

Uma das consequências mais comuns que o corpo pode apresentar devido as baixas temperaturas é o fenômeno de Raynaud, também conhecido como síndrome de Raynaud. Trata-se de uma condição onde os vasos sanguíneos dos dedos das mãos ou dos pés mudam de cor. Inicialmente eles ficam brancos, depois adquirem cor mais azulada.

Dependendo da intensidade do frio, o fenômeno pode ser classificado como primário ou secundário. Além do mais, as consequências causadas pelas possíveis alterações na saúde também pode interferir nessa classificação. O Raynaud primário acontece quando a característica não está associada a uma doença ou outra causa que explique essa situação.

Loading...

Source link

Loading...