5 frases que ajudarão você a se perdoar

Escutamos muito sobre a necessidade de perdoar. É dito a nós que perdoar a quem nos prejudica permite que nos liberemos.

Mas, quantas vezes você já ouviu falar da necessidade de se perdoar? Apesar de perdoar a nós mesmos ser mais importante do que perdoar aos outros, o fazemos muito pouco.

Você alguma vez já percebeu a quantidade de coisas com que se recrimina?

Quantas vezes você já se culpou por suas circunstâncias ou problemas?

O dano que provocamos a nós mesmos geralmente é maior do que aquele causado pelos outros. Por isso, neste artigo, queremos ajudá-lo a libertar-se dele.

Perdoar-se não será fácil, e nem é algo conseguido de um dia para outro. Trata-se de um processo e as seguintes frases podem ser de grande ajuda.

1. Libero-me da carga pesada da dúvida, da vergonha e da culpa

Estas três emoções são as principais causadoras de muitos dos problemas que enfrentamos. Perdoar-se pelas ações ou palavras que levam você a sentir vergonha, culpa ou  dúvida  é vital para poder progredir.

Entretanto, além de dizer esta frase, você deve enfrentar essas emoções.

Esta é justamente a parte difícil e da qual muitos fogem.

Examinar detidamente as situações que lhe causam estas emoções obriga você a reconhecer suas fraquezas.

Passar por esse processo de forma honesta faz com que você aprenda mais sobre si mesmo e o torna impermeável a futuras situações similares.

E é possível que ainda descubra que aquilo que lhe fazia sentir vergonha, culpa e dúvida, na verdade, era algo sem importância.

Não esqueça de ler: Quando alguém ficou no passado é porque não pertencia ao seu futuro

2. Deixo ir embora o passado para viver o futuro plenamente

Às vezes, todos os planos e metas que temos se veem sufocados pelo passado. Todas aquelas coisas e pessoas que prejudicaram você podem bloqueá-lo, e evitar que você chegue aonde deseje.

Perdoar-se implica em deixar de pensar em tudo aquilo que você não conseguiu.  Tendemos a acreditar que só podemos nos perdoar por aquilo que fizemos de errado, mas não é assim.

Há situações em que ficamos presos às faltas ou às circunstâncias que dependiam dos outros.

Por exemplo, há aqueles que não se perdoam por não haverem sido a pessoa certa de quem amaram. Você não precisa ser perfeito com todos eles e, por esse outro não ter encontrado em você o que buscava, isso não deveria deixar você pior.

3. Sou capaz de progredir, apesar de meus erros

Em nossa cultura, ensinam-nos a não cometer erros e equívocos. Por isso, quando sentimos que fizemos algo de errado, nos preocupamos demais com eles. Podemos passar meses ou anos tentando entender o que saiu errado e por que. Perdoar a si mesmo por esses erros é vital para que progrida em sua vida.

Você não deve esquecer que é normal errar. Os erros são os verdadeiros mestres da vida.

Pense que, se tudo se sair bem, em pouco tempo você ficaria sem coisas para aprender. E nem se fala das experiências e ensinamentos que cada erro lhe deixa.

De fato, há erros que custam caro, mas eles também têm algo valioso a lhe ensinar.

De agora em diante veja cada erro como um conhecimento a adquirir.

Perdoe-se quando o cometer e progrida no caminho de sua vida.

4. Agradeço pelas coisas boas que a vida me ofereceMulher feliz porque aprendeu a se perdoar

Se neste momento pedirmos que você elabore uma lista das pessoas que fazem sua vida melhor, provavelmente encontrará mais do que esperava.

Perdoar a si mesmo implica em aprender a ver e aceitar que você não está sozinho.

Quando você se perdoa por todas essas coisas que acredita que são a sua culpa, ver o lado bom delas não as tornam mais tão difíceis.

Com esta frase, você está se comprometendo a direcionar sua atenção ao positivo. Se isso soar como algo difícil de alcançar, é provável que esteja perdendo tempo demais vendo a situação sob uma perspectiva incorreta.

5. Aceito que fiz o que era possível com o que tinha disponível

Em algumas ocasiões, cabe a nós tomar decisões rapidamente. Assim, quando vemos a situação em geral, ou quando recebemos uma informação que não conhecíamos, descobrimos que estávamos errados.

É melhor trocar a sensação de culpa pela tomada de responsabilidade, caso tenha agido com um mínimo de informação.

Quando você assumir a responsabilidade, poderá perdoar a si mesmo e agir para remediar a situação. Se você apenas se concentrar em lembrar ou culpar-se pelos erros, nada mudará.

Lembre-se de que é melhor ser proativo do que viver sob constantes queixas.

Não esqueça de ler: 9 maneiras de irradiar positividade e boas energias para os outros

O único que pode perdoá-lo é a pessoa que se reflete no seu espelho

É comum conhecer pessoas que não conseguem avançar na vida porque seguem esperando pelo perdão. Esse é o seu caso? Há quanto tempo espera ser perdoado? É possível de verdade?

A verdade é que há situações em que o único que pode liberar você dessa carga é você mesmo.

Você pode encontrar-se em uma situação onde a outra pessoa está distante, não está disposta a perdoar ou até que já não se encontra neste mundo.

Pense que você não pode continuar sua vida de forma plena se não for seguir em frente a partir de hoje.


Source link