5 frases que ajudarão você a se perdoar

Escutamos muito sobre a necessidade de perdoar. É dito a nós que perdoar a quem nos prejudica permite que nos liberemos.

Mas, quantas vezes você já ouviu falar da necessidade de se perdoar? Apesar de perdoar a nós mesmos ser mais importante do que perdoar aos outros, o fazemos muito pouco.

Você alguma vez já percebeu a quantidade de coisas com que se recrimina?

Quantas vezes você já se culpou por suas circunstâncias ou problemas?

O dano que provocamos a nós mesmos geralmente é maior do que aquele causado pelos outros. Por isso, neste artigo, queremos ajudá-lo a libertar-se dele.

Perdoar-se não será fácil, e nem é algo conseguido de um dia para outro. Trata-se de um processo e as seguintes frases podem ser de grande ajuda.

1. Libero-me da carga pesada da dúvida, da vergonha e da culpa

Estas três emoções são as principais causadoras de muitos dos problemas que enfrentamos. Perdoar-se pelas ações ou palavras que levam você a sentir vergonha, culpa ou  dúvida  é vital para poder progredir.

Entretanto, além de dizer esta frase, você deve enfrentar essas emoções.

Esta é justamente a parte difícil e da qual muitos fogem.

Examinar detidamente as situações que lhe causam estas emoções obriga você a reconhecer suas fraquezas.

Passar por esse processo de forma honesta faz com que você aprenda mais sobre si mesmo e o torna impermeável a futuras situações similares.

E é possível que ainda descubra que aquilo que lhe fazia sentir vergonha, culpa e dúvida, na verdade, era algo sem importância.

Não esqueça de ler: Quando alguém ficou no passado é porque não pertencia ao seu futuro

2. Deixo ir embora o passado para viver o futuro plenamente

Às vezes, todos os planos e metas que temos se veem sufocados pelo passado. Todas aquelas coisas e pessoas que prejudicaram você podem bloqueá-lo, e evitar que você chegue aonde deseje.

Perdoar-se implica em deixar de pensar em tudo aquilo que você não conseguiu.  Tendemos a acreditar que só podemos nos perdoar por aquilo que fizemos de errado, mas não é assim.

Há situações em que ficamos presos às faltas ou às circunstâncias que dependiam dos outros.

Por exemplo, há aqueles que não se perdoam por não haverem sido a pessoa certa de quem amaram. Você não precisa ser perfeito com todos eles e, por esse outro não ter encontrado em você o que buscava, isso não deveria deixar você pior.

3. Sou capaz de progredir, apesar de meus erros

Em nossa cultura, ensinam-nos a não cometer erros e equívocos. Por isso, quando sentimos que fizemos algo de errado, nos preocupamos demais com eles. Podemos passar meses ou anos tentando entender o que saiu errado e por que. Perdoar a si mesmo por esses erros é vital para que progrida em sua vida.

Você não deve esquecer que é normal errar. Os erros são os verdadeiros mestres da vida.

Loading...

Source link

Loading...

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*