5 dicas para cuidar da pele durante a menopausa

Você sabia que durante a menopausa sua pele sofre grandes mudanças? Muitas mulheres têm medo desta etapa natural da vida e não sabem como cuidar da pele durante a menopausa.

A partir dos 40 anos seu corpo começará a experimentar algumas mudanças. O mais importante é que seus ovários deixarão de produzir os hormônios reprodutivos e finalizarão as menstruações.

Quando este momento chega, vem acompanhado de mudanças de humor, e até de uma pele com aparência menos suave. Muitas mulheres realmente sentem medo da chegada da menopausa porque acreditam que deixarão de ser bonitas.

A boa notícia é que não é preciso se resignar a uma pele com aparência ruim durante a menopausa. Muito pelo contrário: há uma grande variedade de opções para restaurar a vitalidade, e falaremos agora sobre elas. Confira!

Recomendações para cuidar da pele durante a menopausa

1. Desintoxique

Uma das ações mais eficazes para cuidar da pele durante a menopausa é mantê-la desintoxicada.

Ainda que não costumemos estar conscientes disso, ao longo do dia nossa pele entra em contato com uma grande quantidade de elementos prejudiciais.

O ideal seria que desde muito jovem você adotasse o hábito de limpar seu rosto todos os dias. Porém, sabemos que você talvez tivesse outras preocupações e tenha deixado isso de lado.

Quando você começar a notar as mudanças, é importante permitir que os poros de seu rosto respirem.

Desde a maquiagem até o suor, todos estes elementos podem causar alterações nas regiões profundas da pele. Para evitar seu efeito, você deve se assegurar de eliminar estas substâncias todos os dias.

Você pode alcançar isso lavando seu rosto. Você pode optar entre usar um demaquilante comercial, lavar com sabonete neutro e água morna, ou usar um óleo natural para limpar o rosto. O importante é que faça esta limpeza diariamente.

Além disso, uma vez por semana você deve se assegurar de esfoliar sua pele. Esse processo é vital para eliminar as células mortas e limpar os poros em profundidade. Ao mesmo tempo, estimulará a renovação celular.

2. Proteja-se do sol

Apesar de a exposição diária ao sol ser fundamental para obtermos a vitamina D de que precisamos, sempre devemos fazer isso usando uma boa quantidade de protetor solar.

Desta forma, a pele pode absorver o que precisa sem correr riscos de desenvolver qualquer um dos tipos de câncer de pele que existem. Além disso, lembre-se de que:

  • As melhores horas para tomar sol são antes do meio dia e depois das 3 da tarde.
  • Você deve ter à mão água para beber quando sentir sede.
  • O protetor solar deve ter um fator de proteção (FPS) mínimo de 35.

3. Consuma gorduras naturais

Gorduras naturais para cuidar da pele durante a menopausa

O normal seria que, conforme você envelhecesse, também aumentasse sua confiança e seu conhecimento sobre si mesma. Porém, seus hormônios não seguem essa evolução.

Em contrapartida, durante a menopausa o estrogênio diminui, o que faz com que sua pele seja afetada.

A diminuição de estrogênio faz com que a sua pele fique:

  • Fina;
  • Desidratada;
  • Com rugas;

Felizmente, se você quer cuidar da pele durante a menopausa, consumir alimentos que oferecem hidratação e gorduras naturais saudáveis, como o abacate ou o salmão, pode reduzir o problema.

4. Aumente o consumo de alimentos ricos em colágeno

Durante a menopausa sua pele também deixa de produzir a quantidade normal de colágeno. Ainda que esta diminuição aconteça de forma gradual, você vai começar a notar os efeitos muito rápido.

O mais comum é notar:

  • Uma leve queda de pele no pescoço, uma linha de expressão na mandíbula e nas bochechas.
  • Surgimento de pequenas rugas na região anterior (onde a pele cai).
  • Aumento das rugas na parte superior dos lábios.

Se você está experimentando este problema, pode aplicar colágeno diretamente sobre a sua pele.

Para isso, bastará adquirir cápsulas de colágeno e aplicar o conteúdo sobre a pele fazendo uma massagem circular suave. Basta se assegurar de conseguir cápsulas de colágeno de boa qualidade.

Outra opção é consumir alimentos que ofereçam este nutriente de forma natural.

Dentre eles encontramos:

  • Peixes (salmão, atum, ostras);
  • Hortaliças (cenouras, espinafre, pepino, pimentões, alho);
  • Framboesa;
  • Ovo;
  • Soja;
  • Chá branco;

5. Hidrate sua pele por dentro e por fora

Água de coco para cuidar da pele durante a menopausa

Depois da menopausa, sua pele fica seca porque as glândulas encarregadas de produzir as gorduras da pele se desativam.

Para que isso não aconteça, é importante:

Beber água

Lembre-se de que beber dois litros de água por dia é o mínimo requerido para que o corpo possa desempenhar todas as suas funções. Além de hidratar, a água tem a capacidade de eliminar as toxinas desde dentro.

Consumir alimentos que hidratem naturalmente

Alimentos como pepino ou o tomate são ricos em água. Quando você os consome em grandes quantidades, se assegura de compensar a hidratação que lhe falta por não beber líquidos o suficiente

Aplicar cremes hidratantes de boa qualidade

Os cremes hidratantes de boa qualidade podem suprir o colágeno, as gorduras e a água que a pele perde durante a menopausa.

O melhor seria que fizesse seu próprio creme com elementos naturais como óleos minerais e água de rosas.

Caso prefira adquirir um comercial, procure que seja de excelente qualidade.

Gostou destas dicas de como cuidar da pele durante a menopausa? Se você está nesta etapa da vida, não deixe de incluí-las em sua rotina regular de beleza.


Source link