5 coisas que você sempre deve manter em segredo

Às vezes por insegurança, outras para resguardar a autoestima ou para proteger nosso equilíbrio emocional e psicológico, há certos aspectos sobre nossa vida que é melhor manter em segredo e não compartilhar com ninguém.

Todos temos claro que um vínculo social e afetivo dá abertura para compartilhar determinados fatos, alguns pensamentos e experiências passadas que explicamos aos demais porque confiamos, porque a amizade ou o amor se caracterizam, precisamente, por isso mesmo.

Porém, para cuidar de nossa saúde psicológica é necessário entender que a própria identidade requer frequentemente que sejam estabelecidas linhas de proteção.

Assim como quase ninguém diz em voz alta o que pensa, sente ou percebe, sem filtros e nem coberturas – a não ser que sofra de algum transtorno – também não é adequado eliminar barreiras e compartilhar tudo o que é nosso com quem nos rodeia.

Hoje, em nosso espaço, queremos explicar quais aspectos, dimensões e dinâmicas pessoais é melhor manter no jardim do privado. Confira!

1. Planos, sonhos ou projetos: cuidado com quem os compartilha

Loading...

Todos temos projetos em mente que, em ocasiões, comentamos com alguém.

  • Mais tarde, e pelas razões que forem, pode acontecer de deixarmos essas metas de lado, postergá-las ou nos desfazermos delas. Isso pode acontecer.
  • Este fato, tão natural e tão comum, é o detonante para que muitos encarem como justificativas eficazes para nos criticar, para nos colocar em evidência como pessoas que, longe de lutar por algo, abandonam.
  • Em outros casos, pode se dar um fenômeno um tanto mais complexo: que pessoas próximas assumam nossas mesmas metas ou se apropriem de nossos próprios desejos.

Por estes e outros motivos como possíveis invejas, sofrer comentários depreciativos ou ouvir o típico “você não vai conseguir”, o melhor é fazer uso da discrição e reservar seus próprios objetivos vitais.

A luta silenciosa, persistente, contínua e sempre discreta, obtém os melhores frutos.

Leia também: Milhares de pessoas estão deprimidas sem saber: descubra se esse é o seu caso

2. Mantenha as coisas sobre seus amigos e família em segredo

Tudo aquilo que pertença a esferas alheias às nossas não é nosso território e, portanto, não se compartilha.

  • Isso é algo quase “vital”: o que tenha a ver com amigos, família, e inclusive companheiros de trabalho é como um tesouro privado que é preciso proteger.
  • Nada disso pode ser revelado a terceiras pessoas. Nada disso deve ser exposto. Nada do que eles tenham passado, sofrido, vivido, rido ou chorado, pode simplesmente escapar para terceiros.
  • Ainda, é conveniente exigir a mesma coisa aos outros: ninguém pode falar aos outros sobre as nossas intimidades.

É um princípio de reciprocidade que diz muito sobre as pessoas e que, portanto, devemos praticar.

3. É melhor não compartilhar as intimidades da nossa vida afetiva

Mantenha sua intimidade em segredo

Loading...

Source link

Loading...